Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK DEVOLVE O GOLPE E PROCESSA YAHOO POR PATENTES

04/04/2012

Olho por olho, dente por dente. Esse parece ser o clima do Vale do Silicio quando o assunto são patentes de tecnologia. Além de negar ter infringido patentes do Yahoo, repudiando as acusações feitas no processo aberto contra ele pelo portal há um mês, o Facebook está devolvendo o golpe e entrou hoje na Justiça contra o Yahoo acusando a empresa de violar dez de suas patentes.

Segundo o Facebook, as infrações foram cometidas por vários produtos do Yahoo, incluindo sua homepage, Yahoo Finance, Yahoo Sports e o site de compartilhamento de fotos Flickr. A rede social também argumenta em sua defesa que algumas das patentes listadas pelo Yahoo no processo anterior são inválidas e que o Facebook tem uma "licença expressa ou implícita" para usar uma ou mais das patentes mencionadas. O processo aberto no mês passado pelo Yahoo contra o Facebook acusa a empresa de violar dez patentes consideradas fundamentais para o funcionamento da rede social.

"Se o Yahoo achou que o Facebook seria um alvo fácil por causa do IPO (oferta pública de ações) iminente, o processo aberto hoje mostra que eles podem estar latindo para a árvore errada", comentou no Twitter o expert em patentes Florian Mueller, autor do blog FOSS Patents. Duas das patentes que a rede social lista em seu processo de hoje contra o Yahoo referem-se a tecnologias desenvolvidas dentro do Facebook, diz Mueller, acrescentando que as outras oito foram compradas de outras empresas, como IBM e Philips.

O Facebook pede ao tribunal que desconsidere o caso aberto pelo Yahoo e que ordene o pagamento de indenização pelo Yahoo por infringir as patentes de uso de suas tecnologias. Procurado pela reportagem o Facebook não respondeu imediatamente ao pedido de mais informações. Em email enviado à redação pelo Yahoo, a empresa comenta que tinha acabado de receber a intimação sobre o processo mas que não acreditava no mérito das reivindicações do Facebook.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar