Tente responder à seguinte pergunta: o quão lento pode ser um computador e, ainda assim, conseguir rodar o Ubuntu? O hacker Dmitry Grinberg descobriu. Ele construiu uma máquina para ser a ?pior possível? e que, mesmo assim, conseguiu dar boot no sistema operacional ? após quatro horas.
Para montar a máquina, Grinberg usou um processador 8-bit com 24MHz. O equipamento tem apenas 16KB de memória e 128KB de armazenamento flash. O Linux exige, porém, um processador de 32-bit e pelo menos 1MB de memória. Qual foi a solução?
Assine a tag computador para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
Grinberg, então, desenvolveu um emulador de ARMv5, um processador 32-bit. Resultando em um clock efetivo de 6,5GHz, 300 mil vezes mais lento que uma CPU de 2GHz, o hacker conseguiu fazer a máquina carregar um prompt de comando em duas horas e iniciar o Ubuntu em si após quatro horas.
Conforme o site Extreme Tech, é possível montar uma máquina como essa por cerca de US$20. É provavelmente o menor e mais barato computador baseado em Linux, mas por mais US$5 dá para comprar um Raspberry Pi, um PC do tamanho de um cartão de crédito com processador ARM de 700MHz, 128MB de RAM e até mesmo saída HDMI.
Fonte: Adrenaline