Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WIKIPEDIA FOUNDATION ANUNCIA O PROJETO WIKIDATA

03/04/2012

Primeiro projeto desde 2006, a Wikipedia Foundation iniciou o desenvolvimento do novo Wikidata, que permitirá aos internautas fazer perguntas diretas ao portal, em vez de usar palavras chave em uma ferramenta de buscas interna. O novo conteúdo do site poderá ser lido e editado por humanos e máquinas da mesma forma, segundo a fundação, de acordo com dados do Tech Crunch.

Houve outras tentativas de criar um banco de dados desse tipo, como o DBpedia, um esforço comunitário para extrair conteúdo estruturado da Wikipedia e publica-lo na internet. A diferença é que a novidade não estará apenas disponível para os internautas, mas também será uma plataforma colaborativa, em que os qualquer pessoa pode editar um artigo para enriquece-lo com informações.

As versões da Wikipedia em inglês, alemão, francês e holandês oferecem a maior parte da cobertura para o nova tecnologia, já as edições nos demais idiomas estão atrasadas.

Com a nova tecnologia será possível fazer perguntas como ?qual cidade do Brasil tem o maior número de mulheres??, o que, hoje em dia, seria respondido por meio de listas criadas pelo próprio internauta, no Wikidata será ser respondido por listas geradas automaticamente.

O CEO Pavel Richter, da unidade alemã da Wikipedia, que empreende os primeiros esforços do Wikidata, afirmou que esse é ?o maior projeto técnico já realizado por uma das 40 filiais internacionais da Wikipédia?. A "filial" alemã da Wikipedia estará envolvida com a criação do Wikidata, mas repassará a operação e manutenção à Wikipedia Foundation quando o projeto estiver terminado. A expectativa é que o novo serviço esteja disponível em março de 2013. 

Inicialmente, será preciso criar a página do Wikidata nos 280 idiomas disponíveis para sua estruturação, o que deve ser feito até agosto deste ano. Em dezembro, os editores já terão adicionado as informações do Wikidata, mas só em março a novidade será lançada, quando a criação automática de listas baseadas em dados do Wikidata estiver pronta. 

Todas as informações serão publicadas sob licença livre do Creative Commons, que é aberta ao uso para diversas aplicações externas. 

Financiamento

O projeto está sendo financiado por uma doação de 1.3 milhão de euros, sendo que metade do valor foi financiado pelo Allen Institute for Artificial Intelligence, uma organização fundada pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen. ?O Wikidata será construído sob a tecnologia semântica que já apoiamos há algum tempo, e vamos criar um recurso extraordinário de informações para o mundo, disse Mark Greaves, vice-presidente do Allen Institute.

O programa de ciências do Gordon and Betty Moore Foundation e a Google também financiam o Wikidata. O diretor de open source da gigante das buscas, Chris DiBona, declarou que a empresa espera que a iniciativa leve uma grande quantidad de conteúdo  estruturado a todos (incluindo o próprio Google, claro).

A Google também informou que vai trabalhar para oferecer respostas diretas a perguntas comuns em seu buscador, o que pode ser feito com base no Wikidata.

Ironicamente, perguntas curtas poderiam ser feitas diretamente ao Google, diminuindo o número de resultados de pesquisa sobre o Wikidata no site, fazendo com que os internautas passem mais tempo no próprio Google.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar