Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NVIDIA TEGRA 4 PODE SER BASEADO NA ARQUITETURA KEPLER

30/03/2012

Está circulando um rumor pelos principais portais internacionais de tecnologia informando que a próxima geração de chips para dispositivos ultra portáteis da NVIDIA, mais conhecido pelo nome Tegra 4 (T40), deverá ser baseado na macro arquitetura  Kepler. Ao menos no que se refere à GPU, uma vez a CPU ficará muito provavelmente a cargo do moderno Cortex-A15 MPCore da ARM.

Para quem não sabe, até o Tegra 3, a NVIDIA vinha utilizando uma GPU baseada na geração NV4x (GeForces das séries 6000 e 7000, bem como do RSX utilizado no PlayStation 3). Assim, não era de se surpreender a grande concorrência sofrida pelas concorrentes, como, por exemplo, o A5X da Apple.

Com o T40, a NVIDIA utilizará um chip gráfico baseado na arquitetura Kepler (GeForce série 600), compatível com o recurso de computação geral (GPGPU).

Segundo rumores divulgados no meio do ano passado, o Tegra 4 seria dividido em 2 modelos, com um total de 3 variantes. A primeira teria CPU quad core e GeForce com 24 CUDA Cores, sendo voltado especialmente para smartphones.

Já a segunda versão será ainda mais poderosa, com um total de 8 núcleos de processamento geral (octo core) e GPU com 32 CUDA Cores, tendo como foco prioritário tablets e netbooks. Por fim, a terceira variante possui CPU octo core e GeForce com 64 CUDA Cores.

Com o Tegra 4, a NVIDIA deverá ficar a anos-luz da Mali-T600 Série e PowerVR SGX54x, tidas como as principais concorrentes do futuro chip da NVIDIA.


 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar