Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE BUSCA FACILITAR CRIAÇÃO DE APPS PARA WEB

30/03/2012

A Google está trabalhando em uma série de avançadas tecnologias de programação a fim de facilitar o desenvolvimento de aplicativos baseados na web.

?Estamos chegando em um momento em que a web se tornará a plataforma responsável pela integração de diversos componentes?, disse Alex Russel, engenheiro da empresa, durante a conferência EclipseCon, realizada em Reston, nos Estados Unidos.

Russel, que criou o framework Dojo JavaScript e, atualmente, faz parte da equipe responsável pelo navegador Chrome, bate em uma tecla importante. Embora bastante popular, a web oferece ferramentas primitivas em relação a outras plataformas como Java e Windows. Um dos problemas é que ela não possui ?um modelo comum?, o que dificulta o teste de códigos e sua reutilização.

O engenheiro confirmou que a Google está coordenando diversos projetos de softwares de desenvolvimento para a web. A ideia é introduzir elementos de controle sem torná-la mais confusa para novatos. ?As outras plataformas também começaram assim?, disse.

A popularidade da web pode ser atribuída à facilidade de uso, segundo Russel. Desenvolvedores podem reutilizar códigos, browsers são perdoados por pequenos erros e tecnologias como a CSS dispõem de simples métodos para a execução de completas tarefas.

No entanto, essa facilidade também limita o trabalho dos profissionais. ?Você tem o mesmo desenho de texto em todos os sites. O design parecido é devido às restrições existentes.?

Entre os planos da companhia de Mountain View estão o de criar um modelo unificado de componente, acrescentar classes ao JavaScript ou até mesmo elaborar sua própria linguagem para aplicações complexas na web.

Como exemplo, Russel mostrou um elemento criado por ele, que permite que os comentários do internauta em um site sejam ?renderizados? como uma tag, ganhando automaticamente uma formatação ou sendo acompanhado por uma imagem. Com o componente único, o código HTML se tornaria uma subclasse de um ecossistema maior, dispondo assim de novas maneiras de manipulá-lo.

O diretor da Fundação Eclipse, Mike Milinkovich, concorda com a constatação de que os usuários precisam de ferramentas mais avançadas para a web. A própria Eclipse, disse, está preparando sua versão do Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE, na sigla em inglês), chamada de Orion, e que roda inteiramente pelo navegador.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar