Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AOL DESATIVA 10 MIL SERVIDORES E ECONOMIZA US$ 5 MILHÕES

30/03/2012

A provedora de internet AOL tirou quase 10 mil servidores de funcionamento e poupou 5 milhões de dólares durante um concurso que destaca o custo de equipamentos de TI com baixo nível de uso ou consumo ineficiente. 

Desligar apenas um servidor 1U (unidade) pode poupar 500 dólares por ano em gastos com energia elétrica, outros 500 dólares em licenças de sistemas operacionais e mais 1,5 mil dólares com custo de manutenção de hardware, de acordo com o Uptime Institute, grupo industrial que organizou a competição chamada Server Roundup Contest.

A companhias participantes puderam mover seus workloads para novos equipamentos virtualizados ou para a nuvem. Eles precisaram fornecer a documentação para comprovar as mudanças que haviam feito, como ordens de serviço e recibos de reciclagem, assim como fotografias das empresas.

No total, a AOL desligou 9.484 servidores no ano passado, ou cerca de um quarto de seus equipamentos em todo o mundo, afirmou o instituto. Dos 5 milhões de dólares poupados pela empresa, 1,65 milhão de dólares corresponde ao consumo de energia; 2,2 milhões de dólares são referentes ao valor das licenças de sistemas; e 62 mil dólares eram relacionados aos custos de manutenção. A companhia também ganhou 1,2 milhão de dólares com a revenda e reciclagem dos aparelhos, e reduziu a emissão de carbono em 20 milhões de toneladas.

A AOL venceu com larga vantagem as outras cinco competidoras do concurso. A empresa que chegou mais perto foi a NBCUniversal, que removeu 284 servidores e ficou com a segunda posição. A AOL pode ter aproveitado o fato de que está em meio a um esforço para se reinventar, passando de uma provedora de internet para uma companhia de publicidade.

Muitos dos servidores substituídos rodavam aplicações e propriedades web que tinham ?expirado sua vida útil?, segundo a empresa informou em um
vídeo criado para celebrar sua vitória.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar