Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GPUS TESLA DA NVIDIA SERÃO UTILIZADAS EM MISSÃO PARA A LUA

29/03/2012

A Nvidia anunciou ontem que GPUs Tesla da empresa serão usadas pela equipe Part Time Scientists (PTS), composta por 100 cientistas alemães, que está participando de uma competição mundial para enviar um robô à Lua em 2015. As GPUs serão implantadas em servidores e estações de trabalho do centro de controle de missão da equipe e vão ser utilizadas na simulação de navegação, monitoramento da posição e atividade do robô em tempo real e processamento e transmissão de vídeos e imagens em alta resolução.

 

"As GPUs da NVIDIA serão fundamentais para pousarmos o protótipo Asimov com segurança e coletarmos uma riqueza de informações detalhadas e melhorar nosso entendimento sobre a superfície lunar", disse Robert Böhme, líder da equipe PTS. "Ao mesmo tempo, vamos demonstrar as realizações científicas surpreendentes que são possíveis com a moderna GPU de alto desempenho."

Processar e analisar rapidamente o volume massivo de vídeos e imagens produzidos pelo Asimov - e enviar novas direções de navegação - é crucial para o sucesso da missão. Qualquer atraso pode desviar Asimov de seu curso correto ou, na pior das hipóteses, aumentar as chances de ele atingir um obstáculo que forçaria a PTS a abortar a missão.

Segundo o TechPowerUp!, a competição Google Lunar X PRIZE oferece prêmio no valor de US$ 30 milhões para os primeiros times que colocarem um robô com segurança na Lua até o dia 31 de Dezembro de 2015, conduzirem o protótipo por 500 metros sobre a superfície lunar e enviarem vídeos, imagens e dados detalhados para a Terra. As informações coletadas serão utilizadas para um estudo mais aprofundado sobre o satélite natural.

Além da Part Time Scientists, há outras 26 equipes de 17 países participando da competição que foi criada em 2007 pela Fundação X PRIZE para promover uma exploração lunar que tenha pelo menos 90% dos recursos vindos de fontes privadas.

 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar