Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOVERNOS MOSTRAM INTERESSE EM MIGRAR PARA OPEN SOURCE

26/03/2012

A recente divulgação sobre o progresso das intenções do governo da Islândia de adotar software de código aberto é a mais nova indicação de que os gerenciadores de TI do setor público estão cada vez mais interessados em abandonar produtos de outros proprietários.

Tryggvi Bjorgvinsson, chefe de um projeto voltado para a análise da adoção do open source em órgãos públicos, disse que as escolas devem ser uma parte muito importante para a migração na Islândia.

?As instituições públicas tem sido lentas em migrar para softwares gratuitos nos últimos quatro anos. Neste ano escolar (2011-2012), duas escolas secundárias mudaram totalmente seus sistemas para o software livre e de código aberto, elevando o número para 5, entre 32 escolas?, declarou Bjorgvinsson em um depoimento publicado pela Comissão Europeia.

A Islândia não pensa em adotar o open source apenas no setor governamental. Projetos como o ambicioso registro eletrônico de saúde, que está sendo realizado em conjunto pelos Departamentos de Defesa e Assuntos do Veteranos, estão se tornando cada vez mais comuns no mundo desenvolvido.

Geralmente os custos mais baixos e a capacidade de evitar termos de licenciamento restritivos são os principais motivadores para o interesse dos governos por softwares de código aberto, particularmente à luz da restritividade das condições orçamentárias em muitos países. 

No entanto, a curiosidade sobre o open source em geral e no Linux em particular é anterior à recente recessão. O francês Gendarmerie Nationale começou a migração para o Linux em 2006, de acordo com a Ars Technica, e economizou milhões de dólares nos três anos seguintes.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar