Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

QUATRO TRUQUES FÁCEIS PARA VOCÊ TIRAR FOTOS MELHORES

26/03/2012

Deve haver cerca de um milhão de livros sobre fotografia nas prateleiras de sua livraria mais próxima. Talvez o meu seja um deles. Mas você não precisa decorar um livro inteiro para melhorar suas fotos: há um punhado de dicas fáceis que você pode seguir e que produzirão resultados dramáticos. Experimente as quatro a seguir.

1. Lembre-se da regra dos terços

Quer melhorar a composição de suas imagens? Parece de colocar o assunto no centro do quadro. A ?regra dos terços? nos diz que as imagens (e vídeo, preste atenção aos filmes e séries de TV para ter a prova) parecem mais atraentes quando o assunto está fora do centro, posicionado cerca de um terço do caminho para a esquerda ou direita. Na foto abaixo você pode ver que o rosto do lobo está posicionado dois terços para a direita, e que seus olhos estão quase que exatamente a um terço do topo.

lobo_regratercos-360px.jpg
O rosto e os olhos do lobo estão em um dos "pontos interessantes" da foto

Na verdade há todo um conjunto de regras que podem lhe ajudar a compor fotos que chamem a atenção, mas esta talvez seja a mais importante de todas. Para colocá-la em prática, imagine duas linhas verticais  e duas linhas horizontais cruzando a foto, divindo-a em nove partes iguais (como na foto acima). A regra diz que os pontos mais interessantes ficam ao longo de qualquer uma das linhas, ou nos pontos de intersecção. Experimente colocar o assunto em um destes locais.

2. Minimize a profundidade de campo

Esta é uma daquelas regras que pedem para ser quebradas, mas se você está começando, pode conseguir ótimos resultados se segui-la à risca. É simples: tente fazer fotos onde o assunto está em foco, mas o fundo da imagem está desfocado. Isso cria uma separação visual que enfatiza a importância do assunto. E também fica muito legal.

beijaflor-360px.jpg
Exemplo de profundidade de campo: o beija-flor está em foco, e o fundo desfocado
(Crédito:
Rafael Rigues)

Você pode controlar a profundidade de campo usando o ajuste de abertura em sua câmera (procure por ?Av? no seletor de modo). Um f/number pequeno irá lhe dar uma profundidade de campo pequena. Se sua câmera não tem um modo de prioridade de abertura, experimente colocá-la no modo ?retrato? ou ?macro? e fotografar bem de perto para obter um resultado similar.

3. Use um obturador rápido para conseguir uma foto nítida

Uma das formas mais fáceis de arruinar uma foto é usar uma velocidade baixa no obturador, o que aumenta as chances de que a câmera se mova e produza uma imagem ?tremida?. A solução é simples: use uma velocidade mais alta. Mas quanto é o suficiente? Aqui podemos aplicar uma regrinha que serve aos fotógrafos há 75 anos: a velocidade do obturador não deve ser menor do que o inverso da distância focal da lente.

Ficou confuso? Não é tão complicado quanto parece: digamos que você está fotografando com uma câmera com lente de 50 mm. Isso significa que você pode conseguir fotos nítidas com uma velocidade de obturador de 1/50 segundo ou mais rápida. Se tem uma lente de 200 mm, a velocidade deve ser de 1/200 segundo ou mais rápida. E lembre-se que, para que a conta funcione, você deve levar em conta a distância focal ?equivalente em 35mm?.

4. Evite o flash para eliminar os olhos vermelhos

Olhos vermelhos acontecem quando a luz do flash reflete na retina, no fundo dos olhos da pessoa fotografada, gerando aquele brilho vermelho ?demoníaco?. É mais comum em pessoas com olhos claros, mas pode acontecer com qualquer um.

Para evitar este problema você pode, claro, usar o modo de redução de olhos vermelhos integrado à sua câmera (procure o ícone do olho nos menus). Mas ele não é infalível, então vale a pena conhecer outros truques: desligue o flash e aproveite a luz ambiente, procurando um local mais iluminado para fazer a foto e aumentando o ISO da câmera (não exagere, ou sua foto terá ruído em excesso). Se você tem uma DSLR, pode montar um flash externo e colocá-lo longe da lente.

E se ainda assim os olhos insistirem em ficar vermelhos, experimente corrigir o problema usando um editor de imagens como o Paint.net, Gimp, Photoshop, ou as ferramentas de edição no Picasa ou iPhoto. Todos eles tem ferramentas para automatizar o processo.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar