Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NA BAHIA, UNIFORME COM CHIP AVISARÁ OS PAIS SOBRE FREQUÊNCIA ESCOLAR DE SEUS FILHOS

23/03/2012

O projeto funcionava em fase experimental desde 2011 e, a partir de agora, atenderá 25 escolas municipais, onde mais de 25 mil estudantes, entre 6 e 14 anos, receberão o novo uniforme gratuitamente. Até 2013, está prevista a inclusão de todos os atuais 42.725 alunos da rede municipal na ação.

Cada um dos uniformes terá um chip com um número universal, que deverá ser cadastrado no sistema escolar com os dados do estudante e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na portaria da escola será instalado um sensor que vai confirmar a entrada e a saída do aluno. Sempre que ele passar pelo aparelho, imediatamente será encaminhada uma mensagem de texto (SMS) para o celular cadastrado no sistema do colégio.

Para o controle, foi aplicada a tecnologia de identificação por radiofrequência chamada RFID, geralmente adotada por empresas privadas para controle de trabalhadores. As camisas contendo o chip podem ser lavadas normalmente, já que o dispositivo fica instalado ou na parte do emblema costurado na camisa da instituição de ensino ou sobre uma frase de Paulo Freire inserida em uma das mangas, o que impossibilita o dano ou a retirada.

Coriolano Moraes, secretário da Educação de Vitória da Conquista, afirmou que a tecnologia vai permitir que os pais estejam mais presentes na vida escolar dos filhos. "O nosso objetivo é interagir o uniforme inteligente com o Projeto de Integração Família e Escola, para que possamos promover cada vez mais essa integração e melhorar o debate, o diálogo, o acompanhamento e a permanência dos alunos na escola".

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses revela que 85% dos pais dos alunos possuem aparelhos celulares, o que facilitou a concretização da iniciativa. "Os que não tinham, correram para comprar, já que hoje são aparelhos relativamente baratos. Tivemos diversas reuniões com eles e isso ajudou bastante na concepção da ideia", declarou Moraes.

Com o objetivo de manter os pais bem informados sobre a localização de seus filhos, a prefeitura de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, lançou na última terça-feira (20/03) um uniforme com chip que será distribuído aos alunos das escolas municipais. De acordo com a assessoria da prefeitura, a cidade é a primeira do Brasil a receber o vestuário digital, que teve um custo total de R$ 1,2 milhão.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar