Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DOODLE DO GOOGLE HOMENAGEIA MESTRE DO ORIGAMI AKIRA YOSHIZAWA

15/03/2012

O homenageado da vez pela companhia de Mountain View em seu Doodle é artista japonês Akira Yoshizawa, considerado um dos maiores mestres da arte do origami, que completaria 101 anos nesta quarta-feira (14/3). 

Como de costume, o logo da empresa foi alterado, e foi feito em forma de dobraduras baseadas no estilo de Yoshizawa pelo artista norte americano Robert J. Lang, que possui mais de 40 anos de experiência na arte, que consiste em fazer formas em dobraduras de papel sem colar ou cortar o material. Em um post no blog oficial do Google, há inclusive arquivos com um esquema que mostra como você mesmo pode criar cada letra do logo.

Doodle_Origami

Homenagem ao mestre japonês

Akira Yoshizawa nasceu no ano de 1911 em Kaminokawa, no Japão, e aprendeu a técnica sozinho. Aos 27 anos, deixou seu trabalho em uma fábrica para dedicar-se apenas à arte de dobraduras, criando dezenas de milhares de formas, se tornando responsável pelo estilo moderno de origami. O artista, que não vendia por suas dobraduras de papel e era conhecido por presentar conhecidos com suas criações, viveu na pobreza e só se tornou reconhecido nos anos 50, quando seu trabalho foi exibido na revista Asahi Graph, lançando sua carreira e que, mais tarde, permitiu  que fosse condecorado com a Ordem do Sol Nascente, uma das maiores honras que podem ser dadas a um cidadão japonês. Morreu em seu aniversário de 94 anos, por complicações causadas por uma pneumonia em 2005. 

Para comemorar aniversários e outras datas comemorativas, a Google costuma mudar seu logo ao redor do mundo com temas, figuras e personalidades. Entre os brasileiros, já fora homenageados o maestro Heitor Villa-Lobos e a artista Tarsila do Amaral. A companhia disponibilizou um site no qual são postados todos Doodles da empresa. 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar