Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NOTIFICA MICROSOFT E FACEBOOK SOBRE PARCERIA

14/03/2012

A parceria envolvendo Facebook e Bing, motor de busca da Microsoft, é alvo de investigação da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, as duas empresas serão notificadas ainda hoje (13/03) para prestar esclarecimentos.

Desde 2010 existe um acordo, restrito aos Estados Unidos, entre a companhia de Redmond e a empresa de Mark Zuckerberg. Ao fazer uma pesquisa no Bing, o usuário recebe resultados condizentes com sua atividade no Facebook. Dados como status de relacionamento ou time de futebol são levados em conta, e mesmo páginas que seus amigos curtiram são priorizadas.

O Governo pedirá detalhes sobre o contrato, se houve troca de participação societária ou exigência de exclusividade. Embora a personalização dos resultados a partir de dados pessoais funcione apenas nos EUA, no Brasil o Facebook adota o Bing como sua ferramenta de busca, utilizando-o para exibir ao internauta sites externos. Aparentemente, o interesse do Estado diz respeito a possíveis infrações às leis de mercado, prejudicando a concorrência, e não a questões relativas à privacidade.

Após receberem o alerta, ambas as empresas terão 15 dias para responder às perguntas enviadas. Caso seja constatada prática ilegal, poderão ser multadas em até 6 milhões de reais.

Em nota oficial, a Microsoft Brasil afirmou ainda não ter recebido a notificação, mas que ?se coloca à disposição para prestar os devidos esclarecimentos?. O Facebook foi na mesma direção e, em comunicado, disse que vai ?cooperar com as autoridades" se receber o aviso.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar