Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FAMÍLIA DE PROCESSADORES INTEL XEON E5-2600 CHEGA AO MERCADO

13/03/2012

A Intel lançou recentemente sua família de processadores Xeon E5-2600, baseados na arquitetura Sandy Bridge, que segundo a empresa trazem um aumento de desempenho de até 80% quando comparados à geração anterior, a família Xeon 5600. O novo processador foi projetado para atender à crescente demanda causada por Cloud Computing, pela ?Consumerização? do mercado de TI e Big Data.

A Intel estima que em 2015 teremos 15 bilhões de dispositivos conectados e 3 bilhões de usuários. O volume global de tráfego IP nos Data Centers deve crescer 33% ao ano, e ultrapassar 4.8 Zetabytes anuais, mais do que o triplo do volume registrado em 2011. A empresa planeja lidar com este crescimento maciço focando em quatro áreas-chave: desempenho, eficiência energética, banda de I/O e segurança.

A família Xeon E5 suporta até oito núcleos por processador, mas a tecnologia HyperThreading permite ?dobrar? este número, com um total de 16 núcleos ?virtuais? por soquete. Os novos processadores também suportam até 768 GB de RAM instalada em 24 slots, fornecendo mais memória com a qual os aplicativos e máquinas virtuais podem trabalhar.

A tecnologia Advanced Vector Extension (AVX) ajuda a aumentar em até duas vezes o desempenho em tarefas computacionalmente intensivas como análise financeira e computação de alto desempenho, e os chips incluem uma nova versão (2.0) da tecnologia de overclock Turbo Boost.

A Intel afirma que o Xeon E5 pode melhorar a eficiência energética mais de 50%, reduzindo o custo total de propriedade (TCO) e ajudando os consumidores a atender demandas cada vez maiores. Os chips também tem suporte a ferramentas para monitorar e controlar o uso de energia, como o Intel Node Manager e Intel Data Centre Manager.

Em termos de I/O os processadores E5 incluem o Intel Data Direct, que permite a roteadores e interfaces de rede direcionar tráfego de I/O diretamente para o cache do processador, reduzindo o consumo de energia e a latência. Também são os primeiros processadores a integrar um controlador de I/O usando PCI Express 3.0 diretamente no processador, triplicando a movimentação de dados e reduzindo a latência em até 30%.

Por fim a família Xeon E5 usa a tecnologia Advanced Encryption Standard - New Instruction (AES-NI) para criptografar e decriptar rapidamente dados usados em toda uma gama de aplicações e transações. A Intel alega que ela, junto com a Trusted Execution Technology, ajudará as empresas a proteger seus datacenters contra ataques.

Empresas como a Cisco, Dell, Fujitsu, HP e IBM já tem prontos novos servidores e estações de trabalho com processadores baseados na arquitetura Xeon E5-2600. Alguns deles, como a Dell e HP, já demonstraram estes produtos. Os processadores Intel Xeon E5-2600 estarão disponíveis em 17 diferentes versões, com preços em dólares que vão de US$ 198 a US$ 2.050 a unidade, em lotes de mil.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar