Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUA QUEREM DESENVOLVER SUPERCOMPUTADOR COM 300 MIL NÚCLEOS

06/03/2012

Um laboratório de pesquisas do governo no Tennessee irá apresentar um novo super computador ao final do ano, que terá uma performance avaliada entre 10 e 20 petaflops (um petaflop equivale a um trilhão de operações de cálculo em ponto flutuante por segundo), de acordo com o Oak Ridge National Laboratory (ORNL). A fase inicial de desenvolvimento já foi completada, afirmou o estabelecimento. 

Nomeado ?Titan?, o equipamento foi feito a partir de um sistema Cray XK6 e será resultado de upgrades de hardware no supercomputador já existente da empresa, o Jaguar, que consegue um desempenho de até 3.3 petaflops. Atualmente, o computador mais rápido do mundo é o japonês K Computer, que consegue alcançar 10.51 petaflops, de acordo com a lista mais recente que compila as 500 máquinas mais poderosas do planeta

OS EUA tem tentado acompanhar a corrida dos supercomputadores entre China e Japão, que possuem os sistemas mais rápidos desde 2010. A Rússia está construindo uma máquina com 10 petaflops que será concluída em 2013, e outro supercomputador norte-americano de 10 petaflops, batizado de Stampede, estará operando na Universidade do Texas no começo do ano que vem. 

O próximo desafio desses equipamentos é alcançar a casa dos hexaflops por volta de 2018, o que corresponde a um desempenho 100 vezes maior do que o atingido pelas máquinas atuais. O Titan irá combinar 16 CPUs AMD Opteron 6200 de 16 núcleos com processadores gráficos Tesla da Nvidia; eles irão substituir os processadores Opteron de seis núcleos para fornecer mais poder à máquina, enquanto que as peças da Nvidia servirão turbinar cálculos matemáticos e científicos específicos. A interconexão e memória do sistema também serão atualizados. 

Quando for completado, o Titan, originalmente anunciado em outubro de 2011, terá 299.008 núcleos e 600 terabytes de memória.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar