Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL PLANEJA PROCESSADORES MÓVEIS DE 14 NANÔMETROS PARA 2014

02/03/2012

Durante o Mobile World Congress, que começou na segunda-feira (27/02) em Barcelona, Espanha, Paul Otellini, presidente da Intel, anunciou os planos da empresa para 2014: ela pretende cortar o tamanho de seus chips pela metade, produzindo processadores de apenas 14 nanômetros.

Segundo o site The Verge, a Intel irá do atual Atom Z2460, que possui 32 nanômetros, para um de 22 nanômetros em 2013 e, em 2014, diminuirá ainda mais. Isso mostra que a empresa quer ser mais rápida que a Lei de Moore, que diz que o número de transistores que você pode colocar em um circuito dobrará a cada 2 anos, fazendo com que o poder do chip continue o mesmo, mas seu tamanho caia pela metade, ou que o poder dobre e o tamanho continue o mesmo.

E, ao que parece, a Intel está buscando o mundo móvel com o anúncio do novo processador. Otellini diz que ele acredita que os processadores que a Intel está entregando são "suficientemente bons para atear fogo [sobre a LG, Samsung e Apple]".

Porém, o que tem feito com que a redução de tamanho nos processadores da Intel seja tão rápida é a adoção da FinFET, que faz com que um transistor único possa atuar como um dispositivo com diversas portas. Assim, ele pode fazer mais cálculos do que o método convencional.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar