Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APLICATIVOS PARA ANDROID E IOS PODEM COPIAR FOTOS SEM QUE USUÁRIOS PERCEBAM

02/03/2012

Desenvolvedores de aplicativos tanto para aparelhos da Apple quanto para os do Google, que usam o sistema operacional Android, podem copiar fotos dos usuários armazenadas nos dispositivos sem precisar pedir sua autorização, reportou o ?New York Times?.

Ao permitir que um aplicativo tenha acesso a informações de sua geolocalização em um iPhone, iPad ou iPod Touch, o usuário automaticamente lhe dá acesso à biblioteca inteira de imagens e vídeos do aparelho. Como os aparelhos da Apple geralmente incluem as coordenadas do lugar onde foram feitos, os aplicativos podem gerar um histórico dos passos dos usuários com base nesses arquivos.

No caso dos aparelhos com o sistema Android, a situação é ainda mais grave: os aplicativos nem precisam pedir permissão para ter acesso às fotos. O Google reconheceu o problema, disse o jornal, e disse que iria considerar mudar o acesso a esses arquivos.

Uma vez que tenham acesso à internet, esses aplicativos podem copiar esses arquivos para um servidor externo ao aparelho ? e, a partir daí, passam a estar sob o poder completo dos desenvolvedores, que em tese poderiam publicá-los em qualquer outro lugar.

 A informação foi confirmada para o jornal por vários desenvolvedores. Não se sabe se algum aplicativo da loja da Apple ou do Android está de fato copiando fotos, mas a possibilidade existe.

Apesar de a Apple não proibir a prática claramente, a empresa diz que verifica todos os aplicativos da App Store, o que em tese lhes permitiria flagrar e banir aqueles que tivessem comportamento inadequado. No entanto, copiar os contatos dos usuários é contra as regras da Apple e a empresa permitiu a permanência de muitos aplicativos populares que fazem isso. O acesso completo ao álbum de fotos passou a vigorar em 2010, com a quarta versão do iOS. A medida foi tomada para tornar aplicativos de fotos mais eficientes.  
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar