Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MERCADO DE CROWDSOURCING MUNDIAL DOBRA DE TAMANHO E ATRAI INVESTIDORES

29/02/2012

A empresa de pesquisas massolution?, especializada em soluções de crowdsourcing, liberou hoje o primeiro estudo sobre o mercado de crowdsourcing e seu uso no ambiente corporativo. O conceito de crowdsourcing (trabalho coletivo remoto) envolve a terceirização via internet de tarefas, projetos e serviços para diferentes pessoas físicas, remunerando-as por tarefa executada mediante aprovação do cliente. Segundo Carl Esposti, CEO da massolution CEO e fundador da Crowdsourcing.org, o número de "trabalhadores coletivos online" dobrou de tamanho em 2011 e atraiu investimentos de mais de 300 milhões de dólares de empresas de venture capital e outros investidores.

O estudo coletou dados de 32 tipos de Crowdsourcing Service Providers (CSPs) incluindo empresas de mão de obra especializada, empresas de criação de conceito, plataformas para freelancers e serviços de software e programação. "O que surpreende mais é que foram as grandes corporações, com receita acima de 1 bilhão de dólares, quem primeiro adotaram o crowdsourcing, portanto há muito espaço para o crescimento dessa prática", diz Esposti.

Diferente do que o senso comum pode apontar, o estudo mostrou que a força de trabalho remota e coletiva não é formada de pessoas de baixa renda, que "vivem de bico"e possuem pouco conhecimento especializado. Segundo a massolution, 60% dos trabalhadores envolvidos com crowdsourcing vivem nos Estados Unidos e Europa e 50% deles têm formação superior. Metade desses profissionais declarou participar de tarefas de crowdsourcing pelo menos uma vez por dia e 77% deles possuem trabalho fixo e usam o crowdsourcing como gerador de renda complementar.

A receita total do setor de crowdsourcing cresceu 77% em 2011 comparado com o ano anterior. Serviços de internet contribuíram com a maior fatia das receitas (29%), seguidos de mídia e entretenimento (20%) e tecnologia (18%). América do Norte e Europa detêm 90% dos clientes de crowdsourcing hoje. Ainda segundo o estudo, os CSPs oferecem aos seus clientes métodos de garantir a qualidade do trabalho anônimo, incluindo a possibilidade de avaliar com nota o resultado que foi entregue e também escolher previamente de uma lista o profissional que irá ser designado para determinada tarefa. O resultado parece ser promissor: segundo o estudo, mais de 52% das empresas que contratam o serviço de crowdsourcing repetem a compra.

O estudo completo, com o perfil individual das 32 empresas e das tendências do mercado está disponível para compra. Leia mais acessando o site da crowdsourcing.org.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar