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GOOGLE E OUTRAS EMPRESAS DRIBLAM ESCUDO DE PRIVACIDADE DA APPLE

20/02/2012 01:00:00

O Google e outras companhias de publicidade na internet conseguiram driblar o escudo de privacidade de milhões de usuários do buscador da Apple em seus iPhones e computadores, informou nesta sexta-feira o jornal "The Wall Street Journal".

Segundo o artigo, a iniciativa permitiu que o Google e sites similares rastreassem os hábitos de navegação de pessoas que preferiam se proteger desse tipo de vigilância.

"As empresas usaram uma codificação especial de computação que ´engana´ o programa Safari Web da Apple para a navegação na rede e permite vigiar muitos usuários", acrescentou o jornal.

"O Safari, buscador mais usado nos celulares, foi desenvolvido para bloquear esse acompanhamento a menos que o usuário não deseje isso", explicou o artigo.

De acordo com o "The Wall Street Journal", depois que seus jornalistas entraram em contato com o Google para tratar desse assunto, a companhia desativou a codificação.

Em comunicado, o Google disse que o artigo do "Wall Street Journal" descreve erroneamente o processo, já que o Safari fornece "características que os usuários ativaram ao iniciar sua sessão no Google" e, apesar de tudo, a informação é anônima.

O gigante informático assegurou que não havia percebido que o Safari permitia que alguns cookies - pacotes de informação que lembram o usuário para facilitar a navegação - se instalassem no navegador e já começaram a eliminá-los.

Segundo a companhia, os cookies relacionados com publicidade passavam do Safari aos servidores do Google de forma anônima.

A informação surge poucos dias depois de ser divulgado que o Twitter compra e guarda durante 18 meses a informação de contatos pessoais de seus usuários, sem que estes saibam, e que o Path - um aplicativo para a troca de vídeos e fotos - adquiriu o mesmo tipo de lista sem o conhecimento dos internautas.

O "The Wall Street Journal" informou nesta sexta que um pesquisador de Stanford, Jonathan Mayer, detectou a codificação que o Google usava para driblar o escudo de privacidade do Safari, e um assessor em tecnologia do jornal confirmou a existência dessa operação.

O assessor Ashkan Soltani disse que 22 avisos nos 100 sites mais visitados instalavam o código de acompanhamento do Google em um computador de testes, e alertas em 23 páginas faziam o mesmo em um buscador do iPhone.

"A técnica vai muito além desses sites, no entanto, uma vez que a codificação é ativada, o Google rastreia a navegação dos internautas em grande parte das páginas da rede", indicou o jornal.

As outras companhias de publicidade online que usaram técnicas similares incluem, segundo o "The Wall Street Journal", a Vibrant Media Inc., a WPP PLC´s Media Innovation Group LLC e a PointRoll Inc.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
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