Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTISTAS CRIAM PROGRAMA DE COMPUTADOR MAIS ESPERTO QUE 96% DA POPULAÇÃO

20/02/2012 01:00:00

Você se considera inteligente? Provavelmente já existe uma máquina mais esperta que você. Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, desenvolveram um programa de computador que consegue atingir 150 pontos em um teste de Q.I, façanha conquistada por apenas 4% dos humanos.

Para isso, os estudiosos procuraram combinar aspectos da psicologia humana com algoritmos de reconhecimento de padrões, tornando o software mais ?esperto?. Atualmente,
conforme o GizMag, programas desse tipo normalmente obtêm resultados abaixo de 100.

 

A ideia é combinar matemática com psicologia para fazer com que o software consiga ?pensar? de maneira menos óbvia. ?1, 2,... o que vem depois? A maioria das pessoas diria 3, mas poderia ser também uma sequência de repetição como 1, 2, 1 ou uma de números dobrados, como 1, 2, 4?, exemplifica Claes Strannegård, um dos estudiosos. ?Do ponto de vista matemático, nenhuma dessas alternativas é mais correta que as outras?, explica. Por isso, a maioria dos aplicativos desse tipo falha em conseguir resultados tão altos.

Assim, o programa criado pelos suecos consegue se sair muito bem com perguntas abertas que envolvem lógica matemática. Mas ele ainda não é tão perfeitamente esperto assim. ?O programa não é tão bom em achar padrões em dados mais científicos, como previsão do tempo, já que nesses casos a psique humana não está envolvida?, diz Strannegård. Mas, para os pesquisadores, o método pode ser utilizado para identificar padrões em qualquer assunto que lide com componentes psicológicos, como, por exemplo, fazer previsões sobre o mercado financeiro.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar