Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE PROMETE MUDAR POLÍTICA DE PRIVACIDADE APÓS PRESSÃO DE CONGRESSISTAS

16/02/2012 01:00:00

Sob pressão de congressistas dos EUA, a Apple declarou nesta quarta-feira (15) que aplicativos para iPhone e iPad deverão pedir "aprovação explícita" do usuário para terem acesso a dados de sua agenda de contatos.

A posição vem em meio a uma controvérsia de privacidade, após dois membros do comitê de energia e comércio do Congresso norte-americano pedirem explicações sobre as políticas da empresa sobre o assunto.

Nos últimos dias, blogueiros publicaram que alguns dos mais populares programas da App Store copiam dados da agenda de contatos sem o consentimento do usuário.

Reprodução
Apps são suspeitos de enviar a agenda de contatos sem permissão do usuário
Alguns apps são suspeitos de enviar a agenda de contatos sem permissão do usuário

"Aplicativos que coletam ou transmitem os dados de contatos de um usuário sem seu consentimento prévio estão fora de nossas diretrizes de privacidade", disse um porta-voz da Apple. "Qualquer app que deseja ter acesso a esse tipo de informação deverá ter aprovação explícita do usuário, em uma atualização de software que acontecerá no futuro."

Entre os aplicativos suspeitos de copiar e transmitir os dados sem o consentimento do usuário estão os das redes sociais Facebook, Twitter, Foursquare, Path e Foodspotting.

O pedido dos congressistas pelas informações da empresa veio após o blogueiro Dustin Curtis escrever um post, na semana passada, em que explica que "há um consenso entre desenvolvedores de aplicativos para iOS de que é aceitável enviar toda a agenda de um usuário sem seu consentimento, e então guardá-la em servidores para consultas futuras".

Ainda de acordo com o blogueiro, a culpa é da empresa porque não há uma "razão racional para que a Apple não tenha colocado nenhuma proteção na agenda de contatos do iOS".

Na carta enviada à Apple, os representantes do Congresso dos EUA pedem que a empresa responda às suspeitas até o dia 29 de fevereiro.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar