Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FALSOS VÍDEOS DE COMPORTAMENTOS HERÓICOS, NOVO CHAMARIZ PARA FRAUDES NO FACEBOOK

13/02/2012 01:00:00

A Bitdefender® http://www.bitdefender.com/br/, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança para Internet, descobriu uma nova fraude no Facebook que está usando como chamariz vídeos de comportamentos heróicos, como a história de um polícia que morreu para ajudar um cidadão.
 
fraude plicia 2Os falsos vídeos estão acompanhados de mensagens que exortam a vê-los com frases como: "precisamos mais gente como essa" ou "isto é um herói".
 
Quando os usuários tentam ver o vídeo, é lhes pedido que instalem um complemento para o seu browser (noutras ocasiões é uma atualização para o Youtube). Nos dois casos, o que na realidade estão instalando é um código malicioso que dará acesso aos ciber-delinqüentes à conta do Facebook do usuário.
 
Uma vez conseguido o acesso, os ciber-delinqüentes, para além de conseguirem todos os dados privados da vítima, publicam automaticamente a história fraudulenta no muro de todas as páginas nas quais os usuário tenha feito "Curtir". Para além de a publicar várias vezes no muro do usuário.
 
Adicionalmente, à medida que os amigos do usuário vão caindo na fraude, e aproveitando a característica do Facebook que indica quantos amigos viram ou partilharam o mesmo conteúdo, os outros amigos que ainda não estejam infectados irão ver que um mesmo link foi partilhado por vários dos seus contactos o que, sem dúvida, os levará a pensar que é interessante e, por isso, fá-los-á cair, também, na fraude, aumentado assim a difusão da mesma.
 
Até ao momento, mais de 49 mil usuários do Facebook caíram nessa fraude.
 
"Os ciber-delinqüentes utilizam os próprios meios virais usados pelo Facebook para distribuir as suas criações. Se um usuário vê que muitos dos seus amigos partilharam um link, entenderá que é interessante e clicará no mesmo, caindo assim também na fraude", explica Catalin Cosoi, Chief Security Researcher da Bitdefender, que adiciona: "a melhor forma de evitar estas ameaças é desconfiar das histórias chamativas e sensacionalistas, pois são o chamariz mais utilizado pelos ciber-delinqüentes. Ate agora, apenas tínhamos visto chamarizes com histórias negativas como falsas mortes ou desastres naturais. Agora, começamos a ver histórias de heroísmo usadas como chamariz. Se funcionam, os ciber-delinqüentes continuarão, sem dúvida, a usá-las".
 
Sobre a Bitdefender®
 
A Bitdefender é a criadora de um das mais rápidas e eficazes linhas certificadas internacionalmente de software de segurança para internet http://www.bitdefender.com/br/solutions/internet-security.html do mundo. Desde 2001, a empresa tem sido pioneira na indústria, introduzindo e desenvolvendo proteção galardoada. Hoje, a tecnologia da Bitdefender assegura a experiência de cerca de 400 milhões de lares e empresas usuários de todo o mundo.
 
Recentemente, a empresa venceu uma série de importantes recomendações no Estados Unidos da América, no Reino Unido e em toda a Europa, incluindo ConsumerSearch, Which?, Stiftung Warentest e Taenk. A tecnologia antivírus da Bitdefender http://www.bitdefender.com/brterminou também nos primeiros lugares dos principais testes do sector tanto nos AV Test como nos AV-Comparatives.
 
Mais informação sobre os produtos antivírus http://www.bitdefender.com/br/solutions da Bitdefender está disponível através da sala de imprensa das soluções de segurança da empresa. Ainda, a Bitdefender publica Malware City http://www.malwarecity.com, provendo das mais recentes atualizações em ameaças de segurança e ajudando os usuários a manterem-se informados na batalha diária contra o malware.
 
 
 
Fonte: BitDefender

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar