Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SERVIÇO DE ARMAZENAMENTO NA NUVEM DA GOOGLE DEVE SER LANÇADO EM BREVE

10/02/2012 01:00:00

O serviço de armazenamento na nuvem da Google, supostamente chamado de Gdrive, voltou às especulações. A ferramenta, que permitiria ao usuário enviar um arquivo à sua pasta pessoal e acessá-lo de qualquer dispositivo com conexão à Internet, estaria praticamente pronta, e seria lançada já nas próximas semanas.

Até determinado volume, o recurso deverá ser gratuito, e contará também com uma versão para o mercado corporativo, a ser atrelada ao Google Apps. As informações são do periódico Wall Street Journal, que cita ?pessoas familiares ao assunto?, mas que preferiam não se identificadas.

?Se um usuário quiser compartilhar um vídeo feito com o smartphone, ele poderá, por exemplo, guardá-lo no Drive e, em seguida, enviar o link para seus amigos, a fim de que possam baixá-lo?, diz a reportagem.

Se a funcionalidade não lhe parece estranha, isso é porque a companhia já oferece algo semelhante em outros aplicativos, como o Picasa, que permite o upload de fotos, e o Docs, que aceita qualquer formato de arquivo. Há também o Googe Music, recentemente lançado, voltado ao armazenamento e reprodução de músicas.

Portanto, para que a gigante criaria do Drive? Ainda por cima se considerarmos suas últimas ações, unindo produtos e descontinuando os que não são rentáveis, na tentativa de manter o foco no que mais lhe interessa.

É possível que a Google este seja mais um movimento para reduzir o número de serviços oferecidos. O novo aplicativo de armazenamento na nuvem poderia unificar todos os outros, trazendo fotos, vídeos e arquivos para um mesmo lugar. Ficaria mais parecido com rivais como o SkyDrive, da Microsoft, e o Dropbox, e abriria mão de diversas plataformas que criou separadamente nos últimos anos.

Outra opção seria, assim como o Dropbox, desenvolver um modelo híbrido, no qual o usuário instalaria um cliente desktop no computador e sincronizaria pastas com o serviço online. 

É a terceira vez que o GDrive é especulado. Foi comentado em 2007, voltou às discussões em 2009 ? quando apareceu em uma tela entre os programas desktop da gigante ? e, agora, em 2012, pode enfim ser lançado. Segundo o TechCrunch, a qualquer momento.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar