Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CALOR PROMETE AUMENTAR A VELOCIDADE DOS HDS MAGNÉTICOS EM 100 VEZES!

09/02/2012 01:00:00

Embora em fase inicial de desenvolvimento, uma nova tecnologia de gravação de dados promete esticar em muitos anos a vida dos discos rígidos magnéticos.

Para quem aposta que a era dos discos rígidos magnéticos está com os dias contados em detrimento dos SSDs, eis uma notícia que promete esticar a vida útil do bom e velho HD.

 Cientistas da Universidade de York desenvolveram uma tecnologia que promete turbinar a velocidade dos discos rígidos em até 100 vezes. O segredo está no método para gravar os dados nos dispositivos. Saem de cenas os campos magnéticos para a utilização de (pasmem) calor!

De acordo com os pesquisadores, a nova técnica permitirá que os HDs sejam capazes de gravar milhares de gigabytes por segundo.

"Em vez de usar um campo magnético para gravar as informações em meio magnético, temos aproveitado forças internas muito mais fortes usando apenas o calor", revelou Thomas Ostler, físico da Universidade de York.


Tecnologia de gravação magnética moderna emprega o princípio de que o pólo norte de um ímã é atraído para o pólo sul de outro, repulsando os dois pólos iguais.

Até agora, acreditava-se que, para gravar um bit de informação - invertendo os pólos de um ímã - havia uma necessidade de aplicar um campo magnético externo. Quanto mais forte for o campo aplicado, mais rápida será a gravação de um bit de informação magnética.

No entanto, a equipe de cientistas demonstrou que as posições de ambos os pólos (Norte e Sul) de um ímã podem ser invertidos por um pulso de calor ultracurto, aproveitando o poder de forças internas muito mais fortes que o magnetismo.
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar