Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FALSA MORTE DE ´SEU BARRIGA´ SE TORNA ASSUNTO MAIS COMENTADO NO TWITTER

09/02/2012 01:00:00

A velocidade com que as notícias se propagam na Internet chega a ser assustadora. Mais impressionante do que isso, é como a web pode se tornar também uma ferramenta para enganar pessoas e, às vezes, até ?matar? famosos. O sorteado da vez foi Edgar Vivar, o famoso ?Seu Barriga? do seriado mexicano Chaves. 

Tudo isso começou na Campus Party, durante uma palestra que contava com a presença do blogueiro Maurício Cid, à frente do site de humor ?Não Salvo?. Por volta das 15 horas, Cid postou em seu perfil no twitter a hastag #RIPseubarriga para seus mais de 331 mil seguidores e pediu, durante a palestra, que os presentes tuitassem sobre o falso ocorrido. O efeito foi quase que instantâneo e, em poucos minutos, o tópico alcançou o topo dos Trending Topics mundiais, tirando o posto de #RIPWando, homenagem ao cantor brasileiro que, de fato, faleceu na manhã de hoje (8). Ao total, foram quatro tuítes de Cid lamentando o ?falecimento? de Vivar. 

Para aumentar a dramaticidade, o blogueiro chegou a alterar a página do ?Seu Barriga? na Wikipédia, simplesmente colocando a data de hoje (8/2) como dia de sua morte. A brincadeira foi tão longe que até outros veículos de comunicação postaram a informação em seus perfis no Twitter, mostrando até uma montagem impressa, comunicando em espanhol sobre a morte do humorista.

A mentira chegou a ser mencionada no jornal Folha de S. Paulo, que contou como o boato foi gerado no palco.  Mais tarde, o próprio Cid desmentiu o ocorrido. "Fui escalado na Campus Party para falar como as noticias falsas são repassadas na internet. (...) Durante o batepapo matamos o Seu Barriga eeee alguns veiculos cairam, outros explicaram" ironizou o blogueiro. Via Twitter, o próprio  Edgar Vivar (@varedg) retuitou uma mensagem de uma jornalista catarinense que, a partir de um produtor do SBT, confirmou que o humorista estava vivo. "Acabei de falar com o @MuriloBordoni e o Seu Barriga (@varedg) está vivíssimo da silva! Uuuufa!!"

 

seubarrigatwitter.png
Assunto apareceu duas vezes entre
os três mais comentados do mundo

 

Na edição de 2011 da Campus Party, o próprio evento de tecnologia foi o alvo dos boatos, quando o blogueiro @bobagento começou a disseminar que aquela seria a última vez que o encontro seria realizado no país, o que fez com que a hashtag #ripcpbr figurasse entre os assuntos mais discutidos na rede de microblogs. Contudo, a informação foi desmentida pela organização do evento, e até mesmo seu criador, Paco Regageles, já estava sondando os participantes para ouvir opiniões para a edição de 2012. 

Esse tipo de mentira é mais comum do que parece: vai desde episódios clássicos como a transmissão de ?Guerra dos Mundos? de Orson Welles em 1938, farsa que levou o pânico a milhares cidadãos americanos até falsos sorteios de iPhones 4S, que enganaram recentemente dezenas de milhares de usuários no Facebook. Só resta um pouco de atenção e um lembrete: não alimentem o troll. 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar