Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA DEMITE 4.000 FUNCIONÁRIOS E MUDA PRODUÇÃO PARA A ÀSIA

09/02/2012 01:00:00

A finlandesa Nokia decidiu mudar sua linha de produção para a Ásia e disse que vai demitir aproximadamente 4.000 funcionários em três fábricas na Europa e no México no final deste ano, segundo um anúncio da empresa nesta quarta-feira (8/02).

As fábricas afetadas em Komaron (Hungria), Reynosa (México) e Salo (Finlândia) empregam juntas 8.900 pessoas, de acordo com informações da Nokia em setembro do ano passado, quando anunciou que fecharia uma unidade de produção em Cluj (Romênia) no fim de 2011, já que as fábricas asiáticas tinham maior produção e proximidade com os fornecedores de componentes.

O objetivo da da mudança da Nokia é aumentar seu poder de competição. A empresa está incrementando os lançamentos de smartphones com o sistema operacional Windows Phone, enquanto a venda de dispositivos com o sistema Symbian vem caindo em taxas acima do esperado.

A companhia planeja aumentar a velocidade de disponibilização dos modelos Luima em novos mercados e também o ritmo de lançamentos de outros dispositivos, afirmou o CEO da Nokia, Stephen Elop, durante uma conferência para anunciar os resultados financeiros do quatro trimestre de 2011.

Os funcionários que não serão demitidos passaram a trabalhar com personalização de smartphones, segundo a empresa. Isso pode significar também a adaptação de sistemas para uma operadora, disse um porta-voz da companhia.

No quatro trimestre, a Nokia informou que as vendas totalizaram 13.3 bilhões de dólares (aproximadamente 22.9 bilhões de reais), uma baixa de 21% em relação ao mesmo período em 2010, e uma perda líquida de 1.07 bilhão de dólares (cerca de 1.8 bilhão de reais), comparado com um lucro líquido de 988 milhões de dólares, ou 1.7 bilhão de reais.

Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar