Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CAMPUS PARTY: PALESTRA APONTA TENDÊNCIAS DE PROCESSADORES

09/02/2012 01:00:00

Durante a Campus Party 2012, o consultor em hardware Nestor Oliveira Trindade Junior apresentou uma viagem pela história do mercado de processadores e fez previsões sobre os avanços que podem ocorrer ainda neste ano, como o lançamento de processadores de 12 núcleos.

O consultor foi claro nas dicas de compra de processadores. ?Não adianta você comprar uma Ferrari se a velocidade máxima permitida na marginal Tiête, por exemplo, é de 70 KM/h?, declarou. A Intel foi apontada como a melhor fabricante de chips do momento, apesar de a concorrente AMD oferecer melhor custo benefício.

O consultor apontou o lançamento de processadores com 12 núcleos anunciado pela Intel, o que deve ocorrer ainda neste ano, como a tendência de desenvolvimento no mercado. ?Estamos mirando em um futuro diferente. A tendência é reduzir o consumo e aumentar a potência. O grafeno é um uma matéria-prima para montagem de transistores que permitem criar máquinas com possibilidade de integração de núcleos muito maior e com baixo consumo de energia.?

Segundo Trindade, os discos sólidos (SSD) não se popularizaram devido ao alto custo e à dificultade de recuperação de dados. ?É muito mais fácil recuperar dados nos hardwares atuais, se perdemos informações em um SSD é mais complicado e até impossível a recuperação?.

Trindade também detalhou o funcionamento básico dos processadores com diversos núcleos. ?Em um Dual Core, se um nucleo está estressado, o processamento passa para o auxiliar via bus (ou barramento). Já o Core 2 Duo transmite os processos via cache L2, o que consome menos energia.?
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar