Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES CONSEGUEM LER PENSAMENTOS USANDO COMPUTADOR

06/02/2012 01:00:00

Pesquisadores conseguiram ler os pensamentos de pacientes usando um computador, reconstruindo palavras a partir de ondas cerebrais.

O sistema é visto como uma maneira de, no futuro, ajudar a "ouvir" pacientes em coma ou que não conseguem se comunicar. Para fazer os testes, os pesquisadores implantaram eletrodos diretamente nos cérebros dos participantes, segundo a agência de notícias BBC

O estudo, publicado no jornal PLoS Biology, foi dirigido por Brian Pasley, da universidade da Califórnia, Berkeley. Pasley e sua equipe focaram na região cerebral chamada giro superior temporal.

Essa parte do cérebro faz parte do aparelho auditivo e também é uma das regiões cerebrais de ?grande importância? para nos ajudar a fazer sentido linguístico com os sons que ouvimos. 

Os pesquisadores monitoraram as ondas cerebrais de 15 pacientes que estavam passando por cirurgias para epilepsia ou tumores. enquanto ao mesmo tempo ouviam, durante 5 ou 10 minutos, diversos áudios de pessoas falando palavras e frases. 

Pasley e sua equipe usaram um computador para monitorar qual parte do cérebro é responsável por qual tipo de onda em resposta a diferentes frequências sonoras sendo ouvidas.

Os pacientes foram então estimulados a pensar em algumas palavras, e os pesquisadores conseguiram descobrir a palavra que os participantes tinham escolhido. E usando o computador eles também foram capazes de converter as ondas cerebrais em som.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar