Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VÍRUS E WORMS INFORMÁTICOS HÍBRIDOS CRIAM UMA AMEAÇA INFORMÁTICA IMPREVISÍVEL

02/02/2012 01:00:00

Os vírus estão infectando acidentalmente diversos worms nos computadores das vítimas, criando um malware híbrido que pode se propagar mais rapidamente e lançar ataques contra os sistemas, contas bancárias e dados privados de uma maneira nunca imaginada pelos próprios criadores de malware.

Uma análise da Bitdefender® encontrou mais de 40 mil exemplares desse tipo de malware - o qual batizaram de "Frankenmalware" - num estudo de 10 milhões de arquivos infectados levado a cabo no início de Janeiro, o que supõe 0.4% de malware analisado. Se tivermos em conta que o malware ativo em todo o mundo está em cerca de 65 milhões, isto pressupõe que 260 mil exemplares desse tipo estão ameaçando os computadores dos usuários.

"Se um usuário receber um desses híbridos no seu sistema, poderá enfrentar a perda de dinheiro, problemas informáticos, roubo de identidade, e uma onda de spam lançada desde o seu equipamento", assinala Loredana Botezatu, analista de ameaças online da Bitdefender e autora do estudo sobre malware híbrido. "A chegada desse tipo de malware dá uma nova volta ao mundo do malware, já que se propagam de maneira mais eficiente, e o seu comportamento será cada vez mais difícil de prever".

Ainda que no haja dados antigos sobre esse tipo de malware, o número de híbridos cresceu nos últimos anos e provavelmente continuará aumentando aos mesmo ritmo que o malware no geral. Um estudo da Bitdefender estima que o malware cresça 17% esse ano.

Todos os híbridos de malware analisados pela Bitdefender até ao momento se criaram de maneira acidental. Contudo, o risco que representam essas combinações poderia aumentar drasticamente à medida que os ciber-delinqüentes comecem a fabricar os seus próprios compostos, ou a lançar malware especificamente criado para provocar esse híbrido.

A Bitdefender apresentou o seu estudo depois de encontrar exemplares do worm Rimecud infectados pelo vírus Virtobfile. Rimecud rouba palavras-chave de e-banking, contas de lojas online, redes sociais e correio eletrônico, entre outras funções. Virtob, por seu lado, permite receber ordens de um atacante remoto, saltar firewalls e assegurar a sua permanência através da injeção de um código em "Winlogon", um processo chave para o sistema.

"Agora, imaginemos essas duas peças de malware trabalhando juntas - voluntariamente ou não - no mesmo sistema", assinala Botezatu, que completa. "Esse computador enfrenta um duplo malware com o dobro dos comandos e o dobro dos servidores para receber instruções: para além do mais, há duas portas traseiras abertas, duas técnicas de ataque ativo e vários métodos de propagação. Quando um falha, o outro tem êxito."

Sobre a Bitdefender®

A Bitdefender é a criadora de um das mais rápidas e eficazes linhas certificadas internacionalmente de software de segurança para internet do mundo. Desde 2001, a empresa tem sido pioneira na indústria, introduzindo e desenvolvendo proteção galardoada. Hoje, a tecnologia da Bitdefender assegura a experiência de cerca de 400 milhões de lares e empresas usuários de todo o mundo.

Recentemente, a empresa venceu uma série de importantes recomendações no Estados Unidos da América, no Reino Unido e em toda a Europa, incluindo ConsumerSearch, Which?, Stiftung Warentest e Taenk. A tecnologia antivírus da Bitdefender terminou também nos primeiros lugares dos principais testes do sector tanto nos AV Test como nos AV-Comparatives.

Mais informação sobre os produtos antivírus da Bitdefender está disponível através da sala de imprensa das soluções de segurança da empresa. Ainda, a Bitdefender publica Malware City, provendo das mais recentes atualizações em ameaças de segurança e ajudando os usuários a manterem-se informados na batalha diária contra o malware.
 
 
 
Fonte: Bitdefender

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar