Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FIREFOX 10 FINAL CHEGA COM ´SUPORTE ESTENDIDO´ PARA USUÁRIOS CORPORATIVOS

01/02/2012 01:00:00

A Mozilla está lançando nesta terça-feira a décima versão do Firefox, seu popular navegador Open Source, exatas seis semanas após o lançamento da versão anterior. Embora o software traga um conjunto de ajustes e melhorias tanto para os usuários quando para os desenvolvedores, talvez mais notável seja o fato de que esta é a estréia do programa ?Extended Support Release? (ESR), voltado ao mercado corporativo, no qual a Mozilla vem trabalhando em conjunto com o Enterprise User Working Group desde meados de 2010.

As versões ESR do Firefox terão um ciclo de atualização mais lento do que as versões para o consumidor final, como resposta às preocupações das empresas em ter de testar e instalar uma nova versão do navegador a cada seis semanas. Elas tem um ciclo de lançamento de 42 semanas, o equivalente a sete versões para o consumidor final, o que dá às empresas mais tempo para se adaptar.

?Criamos a versão ESR do Firefox para uso por empresas, instituições públicas, universidades e outras organizações que gerenciam centralmente a instalação do Firefox?, explica Jay Sullivan, Vice-Presidente de Produtos da Mozilla, em um post recente em um blog. ?Trabalhamos em conjunto com várias organizações para nos certificar de que as versões ESR equilibram a necessidade das últimas correções de segurança com o desejo de uma carga de trabalho menor na certificação de aplicativos?.

Versões ESR receberão atualizações de segurança durante o período de 42 semanas, mas não receberão novos recursos, diz Sullivan. De acordo com o cronograma, a próxima versão ESR deve estar disponível junto com o lançamento do Firefox 17 em Novembro.

Um passo à frente na atualização automática
Outra novidade no lançamento do Firefox 10 é que esta versão automaticamente desabilita complementos (add-ons) incompatíveis e marca os outros como compatíveis. Isto é parte de um processo de ?upgrade silencioso? que está sendo implementado pela Mozilla.

Esta versão também traz melhorias no Firefox Sync, oferecendo uma configuração mais fácil e permitindo que usuários sincronizem um smartphone Android, Tablet ou outro PC com Firefox e tenham acesso aos seus favoritos e add-ons sem a necessidade de estar em frente ao seu computador desktop.

Já para os desenvolvedores, o Firefox 10 oferece uma interface de programação (API) para criação de interfaces em tela cheia, anti-aliasing de gráficos em WebGL, um inspetor de estilo para facilitar os testes durante o design de websites e mais.

O Firefox 10 será distribuído automaticamente aos usuários de versões anteriores a partir de hoje, e também é possível baixar instaladores atualizados para PCs com Windows, com Linux e Macs, em vários idiomas.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar