Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIBERCRIMINOSOS INVADEM CONTA DE CIDADE AMERICANA, MAS SÓ ROUBAM US$ 19 MIL

26/01/2012 01:00:00

O departamento financeiro de uma cidade de New Jersey, nos Estados Unidos, teve uma boa dose de sorte em dezembro, quando cibercriminosos roubaram apenas 19 mil dólares depois de invadirem sua conta bancária ? onde estavam depositados milhões.

O incidente ocorreu no município de Salem, que possui 66 mil habitantes. Suspeita-se que o trojan bancário Zeus tenha infectado o sistema e obtido as senhas do serviço de e-mail Microsoft Exchange. Este, por sua vez, estava conectado à conta, posteriormente, furtada.

O montante foi transferido do banco Fulton para o JP Morgan Chase, em uma conta registrada na Califórnia. Por causa da ação, as autoridades de Salem ficaram por um período sem acesso ao fundo municipal.

Elas admitem, porém, que, considerando os quase 17 milhões dólares que possuíam, as coisas poderiam ser bem piores. A fonte do trojan não foi identificada pela equipe de TI da cidade, que recomendou a interrupção de movimentações online na conta afetada ? pelo menos, por um breve espaço de tempo.

Leia mais: Cuidado, o trojan Zeus ganhou funcionalidades peer-to-peer

Para evitar futuros ataques, as autoridades disseram que o departamento financeiro utilizará um computador sem conexão à Internet ou portas USB, de modo que as transações sejam completadas de forma segura.

O município, provavelmente, foi escolhido para testar o golpe e é possível que os criminosos passem a vítimas maiores. Trojans como o Zeus ? também conhecido como SpyEye ? tem se destacado por sua efetividade. Embora muitos já estejam precavidos, a recente fraude mostra como ele ainda consegue causar distúrbios financeiros.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar