Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UBUNTU 12.04 SUBSTITUIRÁ OS MENUS POR UM ?HEADS UP DISPLAY?

26/01/2012 01:00:00

O Ubuntu 12.04 ?Precise Pangolin?, que será lançado em Abril deste ano, permitirá que os usuários abandonem os tradicionais menus e os substituam por uma espécie de linha de comando batizada de ?HUD?, onde comandos podem ser invocados digitando parte de seu nome.

Há décadas as interfaces gráficas dos softwares espalham comando por menus que variam de interface para interface e aplicativo para aplicativo. Atalhos de teclado são igualmente diversos.

Em um post em seu blog o fundador e ex-CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, apresentou o novo design, no qual usuários digitam o nome da função de pretendem acessar em uma ?barra de comando? global chamada HUD, ou Heads Up Display.

Com isso é executada uma busca entre os aplicativos baseados em Unity, retornando resultados (incluindo resultados inexatos mais prováveis) como em uma ferramenta de busca. Isto pode ser adaptado aos comandos (incluindo eventualmente comandos de voz) mais frequentemente usados.

?A busca é algo rápido e familiar, especiamente quando você integra reconhecimento de voz, gestos e toque. Queremos tornar mais fácil a ?conversa? com qualquer aplicativo, e a resposta dele a você?, disse Shuttleworth. ?Depois de usar o HUD por um tempo parece que ele esté lendo sua mente, de uma forma boa?.


Demonstração do HUD em um beta do Ubuntu 12.04

O nível de controle oferecido pelo novo HUD, ou como diz Shuttleworth uma interface onde você ?expressa sua intenção? é potencialmente muito poderoso. Um exemplo é um usuário que quer mudar seu status em uma rende de mensagens instantâneas ou Skype, e que pode fazer isso ser ter de entrar e sair de um aplicativo, evitando a interrupção do fluxo de trabalho.

Isto sugere uma ?curva de desaprendizado?, onde os usuários tem que abandonar os menus que já se tornaram algo natural. A idéia pode ser algo que funciona melhor para os usuários que preferem usar o teclado, em vez daqueles que preferem se relacionar com seus aplicativos usando o mouse ?caçar? funções explorando menus.

?Em vez de entulhar a interface o tempo todo, vamos nos livrar dos excessos e mostrar ao usuário só o que ele quer, quando ele quer.

O HUD será habilitado na versão 12.04 do Ubuntu, programada para ser lançada em Abril e com suporte a longo prazo. Comandos de voz serão integrados em futuras versões. Os menus não irão sumir completamente no 12.04 se você ainda quiser usá-los, mas está clara a direção que a controversa interface Unity está seguindo.

O Ubuntu continua sendo uma das mais populares distribuições Linux, apesar de uma migração de alguns usuários mais experientes para a rival Linux Mint.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar