Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COLOQUE LEGENDAS EM SEUS VÍDEOS

19/01/2012 01:00:00

Se você cria e posta vídeos no YouTube, no Vimeo ou em outro serviço de armazenamento de vídeos na internet, é bem provável que o faça com o áudio em português.

Muitos usuários de outros países possivelmente não assistem ao seu vídeo por não entenderem o que está sendo dito. Além disso, pessoas com deficiências auditivas também ficam limitadas com um vídeo que não tenha legenda.

Colocar legendas em um vídeo é mais simples do que você imagina. Alguns programas gratuitos permitem a criação de legendas sincronizadas com o vídeo.

Um exemplo é o DivXland Media Subtitler.

Reprodução
DivXLand Media Subtitler, programa para colocar legendas em vídeos
DivXLand Media Subtitler, programa para colocar legendas em vídeos

Sua interface é muito simples. Na parte direita da tela, você exibe o vídeo que será legendado. Na parte esquerda, você cria o texto das legendas e aplica ao vídeo.

Abra o vídeo no Media Subtitler.

Clique em "Arquivo", em seguida em "Abrir video" (Ctrl+P), e selecione o vídeo que deseja legendar/ Clique em "Arquivo" e em "Nova Legenda" (Ctrl+N).

Para criar as legendas, você pode fazer o seguinte: pressione o botão "Play" para ouvir uma frase e pressione o mesmo botão ("Pause") para interromper o vídeo.

Pressione Ctrl+A. Uma janela para digitação do texto será aberta. Escreva-o e pressione o botão "OK". Você verá que o texto aparecerá no painel da esquerda.

Repita o procedimento para todas as falas do vídeo, ou seja, você escuta a próxima frase e depois cria o texto.

Quando terminar de escrever a última legenda, você terá todo o texto, mas ele ainda não estará sincronizado com o vídeo.

Para sincronizar, selecione a primeira frase no painel da esquerda e clique no item "Pressionar e segurar" no painel "Modo de legenda" que fica abaixo do vídeo.

Esse método funciona da seguinte forma. Você pressiona o botão "Play" para executar o vídeo. Quando começar a fala você clica e mantem pressionado o botão "Aplicar" até que o texto daquela frase tenha sido falado. Ai solta o botão.

Repita esse procedimento para todas as falas. Para exibir o vídeo e testar a sincronização, selecione o item "Somente Pré-Visualização". Clique no botão "Play".

Enquanto o vídeo é exibido no modo de visualização, aparece uma faixa preta, mas ela não será exibida durante a execução do vídeo.

Se você notar que alguma legenda está fora do ponto, selecione o seu texto e coloque o vídeo alguns segundos antes da fala. Pressione "Play" e use o botão "Aplicar" para sincronizar o texto.

Nas primeiras vezes, você apanha um pouco, mas depois o processo fica muito simples.

Depois de criar os textos com as falas dos personagens, clique em "Arquivo" e em "Salvar". Neste momento, será exibida uma janela em que você deverá selecionar o formato da legenda. Pode selecionar o formato "SubRip (SRT)".

Atenção, o nome dado ao arquivo de legenda deve ser exatamente o mesmo nome do arquivo de vídeo (sem a extensão).

Esse arquivo de texto deve ficar na mesma pasta do arquivo de vídeo. Tocadores como o VLC Player, ao detectarem o arquivo de legenda, fazem sua exibição automaticamente.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar