Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMAZON LANÇA SERVIÇO PARA FACILITAR CRESCIMENTO DE SITES

19/01/2012 01:00:00

Amazon anunciou nesta terça (18) um novo serviço, chamado DynamoDB, para permitir que sites cresçam "sem perda de desempenho", diz a empresa.

O recurso faz parte da Amazon Web Services, plataforma de serviços na nuvem usada por empresas para processar determinadas tarefas - como o armazenamento de dados - sem precisar investir muito em hardware e software próprios.

De acordo com a empresa, a tecnologia é um novo padrão de banco de dados chamado de NoSQL. Ele permite o crescimento no tamanho dos sites sem prejudicar o desempenho, repartindo o processamento entre servidores e storage de maneira mais barata e simples.

Agora, a Amazon vai oferecer o NoSQL como um serviço cloud ? os clientes pagarão apenas por aquilo que usam. A empresa também aumentou sua oferta de armazenamento em estado sólido (SSD), mais ágil que os dicos rígidos tradicionais.

De acordo com a companhia, bancos de dados tradicionais necessitam que os dados sejam muito bem estruturados (nomes precisam ser rotulados como nomes, assim como endereços, números de ID do cliente e assim por diante). Eles também precisam ser carregados em um único hardware (servidores e storage) para funcionar bem.

Quando o banco de dados cresce, torna-se mais lento e mais caro. O NoSQL trabalha com dados menos estruturados e funciona em muitos servidores e unidades de armazenamento, crescendo de forma instantânea e encolhendo de volta sem perder informações.

Várias empresas vendem bases de dados NoSQL. O Couchbase é um dos maiores. Uma versão gratuita, a CouchDB, está disponível na Fundação Apache. Empresas como a Oracle também oferecem produtos NoSQL.

"Com o Amazon DynamoDB, os desenvolvedores de aplicativos baseados em nuvem pode começar pequeno, com apenas a capacidade de que precisam e, em seguida, aumentá-la conforme sua app cresce em popularidade", disse Werner Vogels, CTO da Amazon.

Desenvolvedores podem testar o DynamoDB gratuitamente para aplicações que não passem de 40 milhões de pedidos por mês. Assinaturas pagas começam em 1 dólar por GB por mês.

A Amazon informa que o DynamoDB está atualmente disponível na região leste dos Estados Unidos. Mas, assim como acontece com todos os serviços da companhia, a Amazon trabalha para torná-los disponíveis rapidamente em todas as localidades. Por meio da assessoria de imprensa no Brasil, a organização diz que ainda não há uma data para disponibilizar o serviço no País.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar