Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EXIGÊNCIA DA MICROSOFT DIFICULTA LINUX EM TABLETS COM WINDOWS 8

17/01/2012 01:00:00

Uma especificação da Microsoft para dispositivos com Windows 8 pode dificultar a instalação de distribuições de Linux em tablets.

O recurso "secure boot" (inicialização segura) exige um tipo de certificado para que a máquina inicialize um sistema operacional. Ele pode evitar que códigos maliciosos, sem certificado, sejam executados.

Para que venham com o logotipo do Windows 8, os computadores devem ter o "secure boot" ativado --é uma exigência da Microsoft. Para usar outros sistemas operacionais, como o Linux, geralmente é necessário desabilitar o "secure boot".

A Microsoft permite que o "secure boot" seja desativado em PCs, mas não em dispositivos com a plataforma ARM --que domina o mercado de tablets e smartphones.

Ao proibir a desativação do "secure boot" em aparelhos com ARM, a Microsoft dificulta a instalação de distribuições de Linux em boa parte dos aparelhos móveis com Windows 8.

Empresas que desenvolvem sistemas baseados em Linux podem até usar certificados --como a Microsoft faz com o Windows--, mas isso impõe muitas dificuldades a elas.

Procurada pela Folha, a Microsoft não se posicionou sobre o assunto até o fechamento da reportagem.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar