Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FABRICANTES QUEREM PADRONIZAR SOM WIRELESS EM SISTEMAS DE HOME THEATER

16/01/2012 01:00:00

Nada complementa melhor uma TV Full HD como um sistema de home theater 5.1 ou 7.1. Mas passar os fios para levar as caixas de som aos quatro cantos da sala é uma tarefa trabalhosa. Alto-falantes wireless resolvem os problemas dos fios, mas sem padronização os sistemas de áudio, geralmente você precisa comprar o kit completo da mesma fabricante para ter certeza de que tudo funciona.

O grupo Wireless Speaker & Audio (WISA), que inclui empresas conhecidas como Klipsch, Pioneer, Sharp e a criadora da Polk Audio, está tentando resolver esse problema de compatibilidade. O grupo, formado há um mês, está trabalhando em um programa de testes de  especificações e certificação para caixas de som de alta qualidade e para os aparelhos que os utilizam, no caso DVDs e Blu-Rays. A ideia é que os dispositivos com a certificação da WISA sejam compatíveis uns com os outros, independentemente da fabricante.

O plano inicial é transmitir áudio HD não-comprimido na banda de 5GHz, menos usada e por isso menos sujeita a interferências do que frequências mais baixas, onde passam sinais de alguns sistemas de alto-falantes (particularmente a congestionada frequência 2.4GHz, usada por dispositivos Bluetooth e Wi-Fi). A Summit Semiconductor, que oferece produtos com a tecnologia de transmissão de áudio sem fio via 5GHz para fabricantes de alto-falantes, demonstrou alguns sistemas usando seus chips na CES 2012, e o som tinha boa qualidade.

No momento, os únicos sistemas utilizando a tecnologia da Summit são os home theater da Aperion 5.1 e 7.1, e eles não saem barato (2500 dólares e 3000 dólares, respectivamente). Mas a empresa incluiu recursos nos modelos da Summit que excedem as expectativas da WISA, como a possibilidade do sistema se ajustar a um ?lugar certo? definido pelo usuário ? você aperta um botão no controle remoto para mostrar ao sistema onde você está e as caixas de som se comunicam entre si usando uma tecnologia de ultrassom.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar