Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ACHADAS EM PAPUA NOVA GUINÉ MENORES RÃS DO MUNDO

12/01/2012 01:00:00

Com coaxar apenas mais forte do que o zumbido de um inseto, as menores rãs já descobertas têm tamanho inferior ao de uma moeda e saltam sobre o solo da selva tropical da ilha de Papua Nova Guiné, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira.

Estes anfíbios com nomes compridos - como ´Paedophryne amauensis´ e ´Swiftorum paedophryne´ - não são só as menores rãs conhecidas pelo homem, também se acredita que sejam os menores vertebrados da Terra, segundo relatório publicado na revista científica PLoS ONE.

A pequena rã terrestre ´Paedophryne amauensis´ chega a 7,7 milímetros. O outro tipo recém-descoberto, ´Paedophryne swiftorum´, mede pouco mais de oito milímetros.

Até agora, o vertebrado considerado o menor do mundo era um peixe transparente indonésio, com nome científico de "Paedocypris progenetica", com média de oito milímetros.

O maior vertebrado é a baleia azul, com 25,8 metros.

"Foi partciularmente difícil localizar a ´Paedophryne amauensis´, devido ao seu pequeno tamanho e ao chamado para acasalamento semelhante ao dos insetos, lançado pelos machos", explicou o cientista Chris Austin, da Universidade Estatal, que os descobriu. "Mas foi uma grande descoberta", acrescentou.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar