Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CARREFOUR PODE RECEBER MULTA DE R$6 MILHÕES POR CANCELAR COMPRAS ONLINE

09/01/2012 01:00:00

A loja de compras online da rede Carrefour pode receber uma multa de até 6 milhões de reais por cancelamentos de compras online realizadas em um saldão no dia 1º de janeiro e assim desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Procon-SP. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

A promoção de começo de ano do estabelecimento oferecia descontos de até 50% nos produtos, mas muitos compradores reclamam que a loja alegou ?problemas cadastrais? para desfazer as compras. De acordo com o Procon, até ontem, 5/1, mais de 100 consumidores haviam reclamado da situação.

Em entrevista para o IDG Now!, o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, afirmou que apenas ?a falta de pagamento pode cancelar a compra?. Além disso, o profissional lembra que os dados de cadastro devem ser checados pelo estabelecimento antes da finalização da compra.

Segundo o especialista, se a loja não cumprir a oferta, em até 10 dias úteis a partir da notificação do Procon, terá de pagar a multa que pode chegar até 6 milhões de reais e realizar o "cumprimento forçado" das ofertas anunciadas - o valor da multa é calculado com base no porte econômico da empresa e na gravidade da infração cometida. Outras empresas já tiveram de pagar o valor total de 6 milhões de reais anteriormente, de acordo com Coscarelli.

Em resposta, o Carrefour diz que ocorreu um problema nas vendas aprovadas no primeiro dia deste ano. Isso teria provocado o cancelamento automático de determinados pedidos. No entanto, a empresa afirma que irá analisar os casos separadamente e entrar em contato com os consumidores no decorrer das próximas semanas.

O administrador de fazendas Jonatas Costa Martins, 41, foi um dos prejudicados. Em entrevista ao UOL Tecnologia, ele disse ter adquirido 11 itens ? alguns com cartão de crédito e outros com boleto bancário --, sendo que somente os quatro de menor valor foram aprovados. Os e-mails que informavam sobre o cancelamento só foram recebidos no dia seguinte.

Problemas com cadastro apenas na promoção

Vários consumidores também reclamaram sobre o ocorrido no site Reclame Aqui. Um deles, chamado Marcos, diz ter feito outras compras no dia seguinte a promoção, mas ressalta que apenas o negócio feito no dia do saldão, com descontos de até 50% segundo a loja, foi desfeita pelo Carrefour por ?problemas cadastrais?. Para o consumidor, a companhia agiu de ?má-fé? ao cancelar justamente a sua compra na promoção. 

Em resposta ao cliente, a loja afirmou que ?em geral, a não aprovação está relacionada a divergência nos dados cadastrais e/ou dificuldade de contato com o telefone de cadastro para confirmar a compra. Os estoques são limitados e os valores não se aplicam à nossa rede de lojas físicas podendo sofrer alterações sem aviso prévio.? Por fim, o Carrefour diz ter entrado em contato com o cliente para prestar os ?esclarecimentos pertinentes?. No entanto, o consumidor continua reclamando da loja no site.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar