Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SPAMS VIRAM PRAGA EM SMARTPHONES

06/01/2012 01:00:00

Ano novo, ataques novos à Internet. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 05/01, a McAfee alerta que deve haver um aumento dos ataques destinados a serviços públicos, sistemas operacionais, dispositivos móveis, spams e ameaças envolvendo questões políticas (hacktivismo) e ciberguerra.

O levantamento destaca que muitas das redes de infraestruturas industriais, de serviços públicos e nacionais não foram implementadas para a conectividade moderna, o que as torna vulneráveis. A previsão é que os responsáveis por ataques tirem proveito dessa situação em 2012, para realizar chantagens ou extorsões.

Os ataques neste ano também podem comprometer carros, aparelhos de GPS e outros dispositivos conectados, através da infiltração no dispositivo enquanto ele ainda é fabricado ou levando os usuários a baixarem malwares que penetrem na raiz dos sistemas desses aparelhos.

A empresa alerta ainda para o aumento de malwares em celulares, principalmente através de aplicativos mal-intencionados que, após o download, podem enviar diversos anúncios ou mesmo mensagens de texto a partir do celular infectado. O aumento no número de spams também é esperado.

A tendência é o envio de e-mails de empresas de publicidade que obtêm suas listas de destinatários por meios desconhecidos, porém legais. As companhias podem obter as listas de empresas que encerraram suas atividades ou fazer parceria com outras entidades de publicidade ou provedores de listas de e-mails sem levar em consideração as políticas de privacidade.

Outro tipo de ataque que deve continuar em 2012 é a ação dos hacktivistas, que computadores ou redes de computadores e redes sociais para protestar ou promover mudanças políticas, como o Anonumous, por exemplo.

A McAfee acredita que este ano terá ataques mais organizados, com figuras públicas sendo alvos de ações e sites e sistemas normalmente usados pelos consumidores se tornando vítimas de ataques. A ciberguerra é outro destaque, já que a empresa de segurança observou um aumento na espionagem high-tech e em outras técnicas virtuais para obter informações.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar