Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UNIVERSIDADE DE NOTRE DAME DESENVOLVE TINTA QUE CAPTA ENERGIA SOLAR

30/12/2011 01:00:00

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame encontraram uma forma de produzir energia a partir do Sol de um jeito barato com uma "tinta solar" chamada de "Sun-Believable". Com a descoberta, no futuro, integrar um sistema de energia solar em sua casa poderá ser fácil como aplicar uma mão de tinta, ao invés de ter que instalar um espaçoso e caro painel solar no telhado.

A tinta surgiu quando os cientistas descobriram uma forma de incorporar uma produção de nanopartículas chamadas de "pontos de quantum" a uma pasta impermeável. A massa é misturada com nanopartículas de dióxido de titânio, seguida por um revestimento de sulfeto de cádmio, junto com uma suspensão hidroacoólica.

Na ordem de criação da produção da energia celular, a tinta é espalhada sobre um material condutor transparente e então recozido por uma pistola de calor. A superfície do eletrodo é então pintada e unida a um eletrodo de grafeno, composto por uma solução eletrolítica. O resultado é um material que gera energia quando é exposto a vigas de luz-solar artificial. Até agora, a tinta solar só rendeu 1% de eficiência na conversão de luz solar em energia, então não está pronta para competir no mercado contra as células solares, que garantem cerca de 10% a 15% de eficiência.

Os cientistas dizem, contudo, que a tinta pode ser mais barata, caso seja feita em grandes quantidades. Se as pesquisas comprovarem a sua eficiência, todas as casas do futuro poderão ser revestidas por enegia solar.
 
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar