Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

RÚSSIA LANÇA 6 SATÉLITES AMERICANOS DE TELECOMUNICAÇÕES

29/12/2011 01:00:00

A Rússia lançou nesta quarta-feira um foguete russo com seis satélites americanos de telecomunicações Globalstar-2, informou a agência espacial Roskosmos em um comunicado.

O lançamento ocorreu às 15H09 de Brasília do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acrescentou a nota, destacando que a separação dos vários estágios do foguete ocorreu "normalmente".

A empresa Globalstar, baseada na Califórnia, oferece serviços de comunicação verbal e dados para empresas, agências governamentais e particulares.

Os satélites americanos são fabricados pela companhia Thales Alenia Space.

O lançamento, na quarta-feira, é o último previsto pela agência Roskosmos em 2011, que resultou ser um ano catastrófico após cinco fracassos espaciais.

O último aconteceu em 23 de dezembro passado, quando um satélite russo de comunicações militares e civis Meridian caiu na Sibéria devido a uma avaria no foguete Soyuz, que deveria colocá-lo em órbita.

Em novembro, a agência espacial não conseguiu entrar em contato com a sonda Fobos-Grunt, que devia viajar a Marte na primeira missão interplanetária russa em 15 anos, devido a uma falha no lançamento, que pôs o foguete na órbita terrestre.

Em agosto, aconteceu um erro muito mais grave, quando falhou a decolagem de um foguete Soyuz para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), o que provocou a suspensão durante três meses de lançamentos para a plataforma.

Estes fracassos coincidiram com o ano em que a Rússia comemorou o 50º aniversário do envio do primeiro homem ao espaço, o soviético Yuri Gagarin.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar