Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FUNTTEL RECEBE MAIS R$ 16 MI PARA PROJETOS DE BANDA LARGA

27/12/2011 01:00:00

Após aplicar 100% do valor previsto no orçamento de 2011, o Ministério das Comunicações (MiniCom) repassou ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) um recurso extra de 16,4 milhões de reais para investimentos em pesquisa e desenvolvimento em telecom.

O valor é proveniente da economia de gastos feita pelo MiniCom ao longo do ano. ?Economizamos em despesas correntes para privilegiar o investimento em projetos?, destaca o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão.
 
O Funttel já destinou o repasse dos 16,4 milhões de reais para projetos do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) voltados ao desenvolvimento de redes de fibras ópticas de alta velocidade e redes sem fio avançadas.
 
Em 2012, o CPqD pretende avançar em três projetos. O primeiro visa ao desenvolvimento da tecnologia 4G para serviço móvel. O segundo projeto tem o objetivo de desenvolver um chip para redes de fibras ópticas de alta velocidade, que vão permitir a transmissão de dados de até 400 Gigabits por segundo.

Por fim, o centro também trabalha no desenvolvimento de um laboratório para testes e medições de produtos da 4G para celulares e smartphones, que vão ajudar na certificação e homologação dos produtos que vão utilizar essa tecnologia.
 
Em 2011, foram investidos 70 milhões de reais pelo MiniCom no Funttel.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar