Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HP TRANSFORMA O WEBOS EM UMA PLATAFORMA DE CÓDIGO ABERTO

12/12/2011 01:00:00

A HP finalmente decidiu dar um destino ao webOS. A companhia revelou que irá liberar o sistema para a comunidade open source e que irá continuar desenvolvendo e suportando o software.

Em um comunicado oficial, a empresa afirma que ?combinando a plataforma inovadora do webOS com o poder de desenvolvimento da comunidade open source, surge a oportunidade de aprimorar significativamente as aplicações e serviços web para a próxima geração de dispositivos.?



Quando a empresa anunciou o fim da sua divisão de aparelhos móveis baseados em webOS, acabando com o tablet TouchPad, surgiram muitas dúvidas e rumores sobre qual seria o futuro do sistema. Inicialmente, falava-se que a Amazon poderia adquiri-lo. Depois, surgiram especulações de que outras empresas estariam interessadas, principalmente por causa das patentes, como a Oracle, por exemplo.

Agora, está definido que o webOS não irá ser vendido e, muito menos, irá morrer. A HP não só vai continuar desenvolvendo o sistema, com o apoio de desenvolvedores da comunidade open source, como poderá ainda liberá-lo para outras empresas utilizarem em seus produtos, além de continuar oferecendo suporte para quem já adquiriu um aparelho baseado no sistema ? que não devem ser poucos, já que
a liquidação do TouchPad acabou rapidamente com os estoques e alçou a HP ao posto de segunda maior fabricante de tablets do mundo.

A HP vai liberar o código-fonte do webOS sob uma licença de código aberto. Mas quem pensa que a empresa pode retomar a produção dos portáteis, está muito enganado. Ao menos por enquanto, não há nenhuma previsão de fabricar novos dispositivos com o sistema.
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar