Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOVERNO AVALIA SERVIÇOS PÚBLICOS NA NUVEM

12/12/2011 01:00:00

 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, disse nesta sexta-feira, 9/12, em São Paulo, que o governo federal estuda o desenvolvimento de serviços públicos baseados em nuvem. O ponto de partida para estes projetos será a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que recentemente recebeu a doação de dois data centers da Huawei.

?Definimos que estes data centers, ambos de última geração, serão implantados em Recife, por conta do pólo de desenvolvimento existente lá, e em Manaus, onde servirá de estímulo para a produção de software naquela região?, disse o ministro, que participou do almoço anual da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

A partir destes data centers o governo estuda o desenvolvimento de serviços públicos. ?Obviamente vamos selecionar que tipo de serviços poderão ser oferecidos em nuvem, mas há aplicações possíveis na área de educação, por exemplo?, disse, citando a recém-inaugurada Escola Virtual do Mercosul como exemplo.

Mercadante afirmou que a RNP, que este ano recebeu mais de R$ 150 milhões em investimentos e que a instituição será, sim, a mentora dos serviços na nuvem do ministério e, muito provavelmente, do governo.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar