Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTERNET BRASIL: 89% DOS PROVEDORES AINDA OFERECEM VELOCIDADE ATÉ 512KPBS

01/12/2011 01:00:00

 

Realizada pela primeira vez no país, a pesquisa TIC Provedores - produzida pelo CETIC.br - foi divulgada nesta quarta-feira, 30/11, na capital paulista. O levantamento teve como objetivo fazer um panorama do mercado Internet do Brasil.

O estudo identificou 1934 provedores de serviços Internet no país, responsáveis pela oferta de 17 milhões de conexões fixas em domícilios e empresas. Mas o levantamento embute uma dura realidade: o mercado está altamente concentrado com 80% das conexões fixas sendo ofertadas por apenas seis grandes provedores. Os 20% restantes estão pulverizados entre 1928 provedores.

O desequilíbrio econômico e social do país é refletido também na oferta de acesso à Internet. O levantamento do CETIC.br constatou que a atuação dos provedores também está geograficamente concentrada: 43% dos ISPs estão na Região Sudeste. Na região Norte, por exemplo, há apenas 6% de ISPs em atuação.

Na parte de velocidade, a situação da internet, por meio dos provedores, é bastante preocupante. A maior parte dos provedores oferece conexão de até 512 Kpbs (89%). Os ISPs que ofertam entre 512 Kbps e 2 Mbps ficam com 81%. Apenas 48% dos provedores têm oferta entre 2 Mbps a 12 Mbps.

De acordo ainda com a Pesquisa TIC Provedores 2011, 57% das conexões de banda larga utilizam a tecnologia DSL da rede telefônica, 23% utilizam cable modem, 10% usam redes sem fio e, numa mostra que a infraestrutura nacional ainda é deficiente, apenas 4% usam acesso via fibra óptica.


 
 
Fonte: Convergencia digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar