Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FINLANDESES CRIAM SISTEMA QUE REDUZ EM ATÉ 65% O CONSUMO DE BATERIA DO CELULAR

29/11/2011 01:00:00

As novidades para a criação de baterias mais duráveis parecem não ter fim. Desta vez, pesquisadores da Universidade de Aalto (Finlândia) criaram um proxy de rede que pode cortar em até 65% o consumo de energia nos smartphones com tecnologia 3G. As informações são do site Physorg.

O processo para reduzir a utilização de energia é simples. Os cientistas idealizaram uma solução baseada em proxy que configura um fluxo de áudio em rajadas antes de transmitir o tráfego de dados para o celular. A diferença é que o proxy usado vem com diferentes configurações para acesso a WLAN, o que reduz de 30% até 65% o uso de bateria - dependendo da taxa de fluxo de áudio, localização do proxy e quantidade de informações travegadas. No caso do 3G, a eficácia varia dependendo do modelo do telefone e da operadora.

De acordo com Manner Jukka, professor da Universidade de Aalto, um estudo publicado na conferência científica Africomm 2011 examinou o uso da internet em três países do Leste Africano, sendo eles Tanzânia, Uganda e Quênia. O objetivo é desenvolver soluções de poupar a energia de smartphones e popularizar esse tipo de aparelho em países subdesenvolvidos, onde os serviços de internet móvel ainda enfrentam dificuldades - tanto na transmissão de sinal quanto em valores de venda.

Além disso, outra função seria encontrar formas de utilizar cada vez menos energia dos telefones inteligentes, já que a maioria desses dispositivos não possui grande duração de bateria.

"Esta nova solução é valiosa para países em desenvolvimento, pois fornece acesso à internet de uma maneira muito mais eficaz e para um número maior de pessoas. No momento, apenas uma pequena porcentagem tem acesso à web a partir de uma conexão sem fio, mas 90% da população africana, por exemplo, vive em áreas de cobertura de telefonia móvel, o que possibilita a utilização dos celulares", explica Jukka.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar