Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GUERRA DE PATENTES: COMO E POR QUE AS EMPRESAS BRIGAM TANTO?

24/11/2011 01:00:00

No mundo da tecnologia, a guerra das patentes parece interminável, principalmente na indústria de dispositivos móveis. Um dos casos mais conhecidos é briga entre Apple e Samsung, que desde abril lutam na justiça pela quebra de patentes em diversos países.

A Apple processou a Samsung por copiar os designs de seus smartphones e tablets (iPhone e iPad). Com a ação, a fabricante sul-coreana foi impedida de comercializar a linha de tablets Galaxy Tab na Alemanha e, agora, para não perder o mercado, deve lançar um tablet com outro design no país. Sem deixar barato, a Samsung resolveu revidar e entrou com uma ação na França, acusando a empresa de Steve Jobs de violar suas patentes relacionadas ao sistema de comunicação UMTS (Universal Mobile Telecommunications System). A partir daí, a saga se intensificou. A Samsung entrou com ação na Austrália contra o iPad - e perdeu. Agora, decidiu atacar também o recém-lançando iPhone 4S no Japão e Austrália.

Além da batalha contra a Samsung, a Apple enfrenta ainda outros combates na Justiça contra a HTC, Motorola e Nokia. Na briga com a empresa chinesa, os quatro processos abertos pela HTC foram classificados como "sem violação" por parte da Apple em decisão preliminar na Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos Estados Unidos.

Já as ações movidas entre a Motorola e Apple foram suspensas recentemente por conta da aquisição do Google pela fabricante americana. E, no caso com a Nokia, ambos fecharam acordo que colocou fim a uma longa batalha iniciada em 2009, quando a fabricante finlandesa alegou que a empresa de Steve Jobs teria violado dez de suas patentes no desenvolvimento do iPhone.


Fonte: Olhar digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar