Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LASER É CAPAZ DE DETECTAR SE UÍSQUE É FALSO COM APENAS UMA GOTA

03/11/2011 01:00:00

Se você é apreciador de uísque, já deve ter experimentado aquela ressaca sem fim após beber doses falsificadas. Mas pesquisadores da Universidade de St Andrews, na Escócia (claro!) encontraram uma maneira de descobrir, com apenas uma gota, se o líquido é genuíno.

Um raio laser mais fino que um fio de cabelo é apontado para a amostra. E é essa luz, filtrada por uma fibra específica, que permite a análise da bebida. Basicamente, a porcentagem de álcool já aponta se o uísque é falso - normalmente, eles têm menos de 40% (quantidade considerada ideal). Também é possível analisar a cor e a textura, e os pesquisadores afirmam ser possível, até mesmo, dizer a idade e a marca do malte em teste.
Em entrevista para o jornal britânico Daily Mail, Praveen Ashok, uma das responsáveis pelo projeto, afirmou que "a falsificação é um dos grandes problemas enfrentados pela indústria de bebidas, que está sempre em busca de novas e baratas maneiras de analisar os líquidos. Com uma simples luz, conseguimos resolver um problema de todo um mercado que é fundamental para a economia e cultura da Escócia".

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar