Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BOTS SOCIAIS PODEM TOMAR CONTA DO FACEBOOK

01/11/2011 01:00:00

O Facebook tem o que pode ser chamado de maior e mais abrangente sistema de segurança do mundo, o FIS. Mas, mesmo com todo esse poder, ainda há algumas maneiras de passar batido por ele. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, descobriu isso criando alguns bots sociais - pedaços de software que se parecem e agem como os humanos na internet.

A equipe, constituída por Yazan Boshmaf, IIdar Muslukhov, Konstantin Beznosov e Matei Ripeanu, desenvolveu um código que faz o log-in no Facebook e cria uma conta de usuário sem ajuda de um humano, de acordo com o site Daily Mail.

A equipe criou 102 perfis, sendo que 49 deles eram masculinos e 53 femininos. Assim como os spammers fazem, os pesquisadores criaram perfis atrativos, com fotos de lindas mulheres e homens. Com isso, eles operaram os bots por 8 semanas, enviando mais de 8,5 mil solicitações de amizade a pessoas aleatórias.

Cerca de 3 mil usuários aceitaram os pedidos, principalmente os feitos pelos perfis femininos. Os bots também puderam acessar os amigos dessas 3 mil pessoas, ou seja: tiveram mais de 1 milhão de perfis com fácil acesso. Assim, coletaram datas de nascimento, empregos, localização, endereços, números de telefone e diversos outros dados dos usuários.

No total, os bots coletaram 35% dos dados pessoais dos "amigos" diretos e 24% dos indiretos. Resultado: apenas 20 dos 102 bots foram detectados e bloqueados pelo FIS, todos femininos e porque algumas pessoas os denunciaram como spam.

Além de roubar os dados, os bots sociais podem, também, influenciar a opinião pública e até manipular campanhas publicitárias. Poderiam ser usados, até, por países ou grandes companhias para iniciar desordens para prejudicar inimigos. E o sistema do Facebook, até agora, não pode fazer nada para impedi-los.

 
Fonte: Olhar digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar