Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIORIA DOS PERFIS NO TWITTER É DE SPAMMERS E FANTASMAS, APONTA PESQUISA

31/10/2011 01:00:00

Pesquisa divulgada nesta quinta (27) pela Barracuda Networks revela dados assustadores sobre as duas redes sociais mais usadas atualmente: um em cada 100 tweets de hoje são mal-intencionados, assim como um a cada 60 posts no Facebook. Além disso, nada menos que 57% dos perfis no Twitter são de usuários "fantasmas" ? contas inativas ou de robôs de spam (spam bots).

De acordo com o estudo, os usuários do Facebook são os menos confiantes na segurança da rede social ? 40% se diz inseguro no Facebook, enquanto 28% afirma o mesmo sobre o Twitter, e 14% no LinkedIn.

Isso não significa que o LinkedIn não será alvo do cibercrime: "Pode haver dano real ao negócio" caso crackers visem contas no LinkedIn, inclusive com interrupção dos negócios e desinformação dos funcionários, disse Daniel Peck, cientista de pesquisa sênior da Barracuda Labs, ao site Dark Reading.

Segundo o estudo, o LinkedIn é a rede menos bloqueada pelas empresas: apenas 20%. Já o Twitter é barrado por 25%, o Google+ por 24% e o Facebook por quase um terço (31%).

Curiosamente, a maioria dos usuários diz que os fatores importantes a considerar para se juntar a uma rede social são a segurança (92%), que seus amigos estejam lá (91%), privacidade (90%), e facilidade de uso (87%).

Mais de 90% diz ter recebido spam via rede social, e mais da metade sofreu ataques de phishing. Acima de 20% recebeu malware, e cerca de 13% teve a conta invadida ou sua senha roubada. Mais de metade está descontente  com os controles de privacidade do Facebook.

Os golpistas usam o Twitter da mesma maneira em que "envenenam" os resultados em sites de busca (Black Hat SEO) ? usando um tema popular para atrair cliques. "O Facebook manipula mais a confiança - você acredita em algo que vem de seus amigos", diz ele.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar