Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SATÉLITES DOS EUA SOFREM ATAQUE DE HACKERS E MILITARES CHINESES VIRAM SUSPEITOS

28/10/2011 01:00:00

Dois satélites de propriedade dos EUA foram hackeados 4 vezes entre 2007 e 2008. Os ataques foram feitos de uma estação terrestre, localizada na Noruega. Dentre os possíveis autores estão militares chineses.

Os satélites, chamados de Landsat-7 e Terra AM-1,  eram controlados pela NASA  e utilizados para previsão climática e observação e os ataques feitos são apenas um sinal do perigo que os hackers oferecem, segundo o site Business Week.

O Landsat-7 teve mais de 12 minutos de interferência em outubro de 2007 e julho de 2008. Já o Terra AM-1 foi invadido por 2 minutos em junho de 2008 e por 9 minutos em outubro do mesmo ano.

"Tais interferência mostram um número de potencias ameaças, principalmente se feitas em relação a satélites com funções mais sensíveis. O acesso aos controles dos satélites pode permitir que o hacker cause danos ou os destrua?, segundo o relatório anual dos EUA.

O relatório não acusa o Governo chinês de ser o responsável pelos ataques. Porém, ele diz que as violações são semelhantes aos escritos militares chineses onde é defendida a desativação de sistema espaciais do inimigo e, principalmente, da "infra-estrutura baseada em terra, como instalações de controle de satélites".

Além disse, uma comissão feita em 2009, dizia que "indivíduos que participaram de ataques em penetrações de rede dos EUA têm domínio da língua chinesa e têm laços com a comunidade hacker chinesa".

Porém, o governo da China desmente: "Durante anos, essa comissão está coletando histórias não comprovadas para servir de propósito para denegrir a imagem internacional da China", diz Wang Baodong, porta-voz da embaixada chinesa em Whashington. Ele completa dizendo que seu país nunca fez nada que colocaria interesses de segurança de outros países em perigo.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar